Incertezas

(imagem do Google)

Não há certezas. A minha certeza não é a mesma dos que me rodeiam. Quantas vezes já ouvi afirmar peremptoriamente, “tenho a certeza de que o meu filho é educado!”, quando eu sei, na minha certeza, que “tenho a certeza de que é um miúdo mimado e impertinente.”

Não suporto certezas atiradas ao acaso num universo de dúvidas.

Tive quem me dissesse, em dada ocasião da vida, “tenho a certeza de que a tua mãe vai vencer a doença!” E eu acreditei de tal maneira que me recusei acreditar que não havia nada mais incerto, porque não havia mais nada a fazer.

Sei que não é por mal. Tendemos a afirmar “De certeza que vais conseguir!”, “Tenho a certeza que vai correr tudo pelo melhor!” ou “Tudo vai melhorar!”, “Vais, com toda a certeza, superar essa fase pior da tua vida!” porque gostamos de dizer aquilo que sabemos que os outros vão gostar de ouvir.

Tantas certezas, mas nem Deus tem essas certezas todas, porque o ser humano se vai encarregando de destruir as Suas certezas. Daí os acontecimentos inesperados, a revelia da natureza, as grandes tragédias…

Não há certezas de nada. O mundo é feito de incertezas que nos encaram de frente, de dúvidas que não conseguimos resolver de forma definitiva e de surpresas que irrompem nas nossas vidas sem avisar.
                                Célia Gil

9 Comentarios

  1. Com toda certeza são somente palavras de encorajamento, para que acreditemos que tudo vai mesmo mudar , melhorar ou realizar, faz parte da vida, adorei o texto, beijos

    ResponderEliminar
  2. REFLETINDO EM TUAS PALAVRAS ACHEI TUDO INTERESSANTE TENHA UM ÓTIMO DIA CHEIO DE MUITAS ALEGRIAS ABRAÇO DIANA

    ResponderEliminar
  3. Olá Célia, eu acredito piamente que se acreditarmos no que dizemos e no que sentimos isso pode influenciar o resultado das coisas. É certo que não há certezas de nada (apenas que vamos morrer um dia) mas acredito que ter fé e ter esperança faz com que as coisas se tornem um pouco melhores. E quando nós dizemos a alguém que tudo vai correr bem é mesmo porque queremos que isso aconteça, de coração, não somente por dizer.
    Esta é apenas a minha opinião.
    Obrigada por publicar o selo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,Célia!

    Nem sempre dá tudo certo, nem sempre as coisas melhoram,mas também as vezes dá certo, tudo fica melhor.É a vida, uma eterna aprendizagem...
    Mas ajuda passar por uma fase difícil quando nos mantemos positivos.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  5. certeza só da morte querida..
    bela reflexão..
    beijinhos perfumados

    ResponderEliminar
  6. Celinha
    Nada mais incerto que a certeza. Com essa última, a gente não pode contar nunca, sob o prço de "quebrar a cara".
    Belo texto, minha amiga! Bjkas com carinho!

    ResponderEliminar
  7. Verdade querida Célia. A certeza mora só na fé.
    Nela coloco minha certeza.
    Beijos,
    Carla

    ResponderEliminar
  8. É certo que somos incertos.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar