Ser professor


    
(imagem do Google)

     Ser professor não é tarefa fácil. Dizem os desentendidos que vida de professor é fácil, que só têm férias e pouco fazem. Quanta ignorância! Não serão, com toda a certeza todos iguais! Em qualquer profissão há o trabalhador e o lambão, mas não podemos pautar todos por igual tabela.
     Ser professor exige paciência, compreensão, pulso firme e a determinação para dizer não quando é preciso. É louvar os sucessos alcançados e não deixar desanimar perante as derrotas.
     O professor é, muitas vezes, o que o aluno faz dele. Se as turmas o aceitarem e respeitarem desde o início, terá a tarefa facilitada. Se não, precisa criar empatia e provar que sabe ensinar. Não é fácil lidar com 27 alunos dentro de uma sala de aula, personalidades tão diferentes, conflitos, arrogâncias… Se os pais se queixam que dois ou três filhos dão tanto trabalho, como seria se tivessem 27?
     O professor deve, antes de mais, mostrar-se credível, sabedor e confiante. Deve motivar, tentando constituir um exemplo a seguir, sendo um exemplo vivo de que é possível aprender toda a vida.
     Um bom professor é aquele que fica na memória dos alunos e que não é esquecido nunca!

           Célia Gil

8 Comentarios

  1. Concordo, o professor deve motivar o aluno, fazer com que participe da aula, pergunte, fale...
    Um bom professor fica na memoria dos seus alunos.
    bjussss
    Mery*

    ResponderEliminar
  2. Ser professor não é fácil mesmo não...
    E tem alguns que não esquecemos nunca...Talvez os que mais nos exigiram! um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Olá Célia,
    Ser professor é tarefa árdua e dignificante.
    Já fui professora e conheço as alegrias e frustrações que norteiam a vida de um bom mestre.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Que profissão abençoada, pena ser uma classe tão desvalorizada. Quantos professores correm riscos dentro da sala de aula e se não fosse só isso, muitos estão estressados, doentes dos nervos e cansados. Nunca vou me esquecer meus professores queridos, aqueles que plantaram em mim a sementinha do bom caráter. PARABÉNS, ainda que o verdadeiro valor não seja dado por muitos devem bater no peito com orgulho e dizer;EU SOU PROFESSOR. Estava com saudades, vc andou sumida. bjim.

    ResponderEliminar
  5. Celia,uma grande homenagem ao professor!Como professora me senti defendida aqui!...rss...adorei e assino embaixo!Bjs,

    ResponderEliminar
  6. pleno acordo..
    e é por ele que somos futuro..
    beijos.

    ResponderEliminar
  7. Ser professor é ser lembrar sempre que trabalhamos com gente que sente...
    Uma tarefa dura mas gratificante Célia!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bravo!!!!Disseste muito bem!Concordo com você, tem professores que não esquecemos mais!!No meu caso virou amiga, e minha madrinha de casamento!
    E quem acha que é fácil ensinar é porque não ensina nem seus filhos em casa...porque mesmo não senso professora sei bem como é difícil ensinar, educar!
    É uma profissão linda,que dela dependem todas as outras!
    Beijos pra ti!!

    ResponderEliminar