segunda-feira, 19 de março de 2012

Pai


Onde quer que estejas, pai, sei que me vês, sei que me sorris e guias a minha vida. Aqui deixo os poemas que te escrevi quando adoeceste. Partiste tão jovem, com apenas 49 anos, tendo eu 23 e sinto-o sempre como se fosse hoje.
 

Teus olhos tão cansados de existir
poisam nos meus com ternura e carinho,
e na vã aparência de um sorrir,
sofres teus pesadelos tão sozinho!

Uma tragédia desola teu peito,
sonhos, ilusões morrem no teu rosto.
Também é meu esse sonho desfeito.
Também é meu todo o teu desgosto!

Pensa que não estás só, eu estou contigo!
Se quiseres chora em meu colo amigo,
de resto,  incapaz  ante o teu sofrer.

Se pudesse, ouve, tudo faria,
Contigo teu sonho construiria
Assim, só te resta o meu bem-querer!

 

Quero gritar ao mundo a minha dor
para assim  aliviar esta tensão,
derramar lágrimas de dissabor
que andam perdidas no meu coração!

Queria ser como Asclépio, feiticeira,
para poder recuperar a vida
e dá-la a quem por ela em vão suplica,
a quem se sente sem eira nem beira.

Assim, resta-me apenas a esperança
ainda que ténue, ainda que vaga,
de poder beijar tua face branca,

ainda que por segundos de angustia.
Erguer os meus grous e flores de astúcia
e libertar-te de tão triste saga.

 

É tão doloroso viver sem ti!
No meu peito sinto, apertado, um nó,
e quantas lágrimas por ti verti?!
Agora, meu querido, estou tão só!

Se recordo o passado em que te tinha,
vislumbro a tua imagem já cansada,
a tua dor que também foi minha,
a tua face tão amargurada...

Ah!, poder eu tirar-te à morte fria,
E nos meus braços aquecer teu ser.
Dar vida ao teu corpo que ali jazia,
sangue para em tuas veias correr.

E poder falar-te, acarinhar-te,
contar-te a minha vida, o mundo duro.
Ver-te sorrir, e, sem dores, ouvir-te
dar-me conselhos úteis para o futuro!

                                                          

Se, sem dó, me levaste meu pai querido,
leva minh'alma que se t'oferece
Nada em mim mais vive! Só agradece
que recolhas meu ser enlouquecido!

Dói em meu peito o peso das saudades.
Lágrimas de um profundo sentimento,
são vestígios de cruel sofrimento.
É um viver de inúteis ansiedades.

a quem darei o Amor que por Ti sinto?
A minha mão já não aquece a tua,
minhas lágrimas não fazem viver

teu ser por quem sinto carinho infindo.
O meu olhar e minha face nua,
anseia tanto ver-te renascer !
                                                          1993




12 comentários:

  1. Olá,Célia!!

    Puxa querida...estes poemas tocam fundo na alma.Fiquei emocionada,nem sei o que dizer...
    Bela homenagem!Plena de amor e saudade!
    *Que passeios incríveis estas fazendo com seus alunos!Deve ser mesmo um prazer, poder mostrar coisas novas que muitos, talvez ,nem teriam a oportunidade de ver...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Linda e triste homenagem ao teu pai de quem tantas saudades ainda hoje tens! beijos,linda semana,chica

    ResponderEliminar
  3. Oi,Célia!Apesar de sabermos que a morte é a única certeza que temos na vida,nunca estaremos prontos para essa separação,mas é como tu mesma disse ele onde estiver estará sempre te acompanhando e guiando teus passos.Linda homenagem.
    Beijossss

    ResponderEliminar
  4. Imagino a falta que ele te faz! Sua homenagem é linda, parabéns Célia.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Oi Célia,
    Não posso ler todos estes poemas, pois no primeiro eu já estava chorando...
    Sinto muita falta do meu pai.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  6. Íntimo, profundo, doce e doloroso a uma só vez.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Querida Amiga.
    Foi chorando que li seu poema vim aqui para matar as saudades
    por estar ausente por uma grande necessidade .
    Eu esqueci que hoje é dia dos pais em Portugal.
    Senti de tudo um pouco minha amada eu também já não tenho pai a muitos anos.
    E para mim parece que foi ontem a sua partida.
    Beijos no seu coração lindo.
    Feliz semana.

    ResponderEliminar
  8. Minha querida

    Uma homenagem muito bela e sensível ao seu pai.
    Com o passar do tempo fica uma saudade doce.
    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  9. Querida Amiga
    Poemas escritos pela saudade de seu lindo coração!
    Sei perfeitamente o que é esta eterna dor! Pois meu papai para o ceu com 29 anos de idade, e quando eu era apenas uma pequenina menina de apenas trés aninhos. Sofri e sofre até hoje por não me recordar de seu rosto, mas o que conforta é a lembrança carinhosa de sua presença em minha vida!
    Tenho a certeza que mesmo indo para o ceu ele sempre estive e está comigo!
    Só o Amor pode confortar a dor da saudade!
    Amiga tenha um lindo dia!
    abraço muito amigo!
    Com Carinho
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  10. O Poeta é um fingidor,
    finge tão completamente que chega a
    fingir que é dor a dor que deveras sente .
    *Fernando Pessoa*
    Um Feliz Dia Internacional Da Poesia
    Creio Que Existe Em Todos Nos Um
    Cantinho De Poetar No Coração.
    Mais Esse Dom Não Foi Dado
    A Todos.
    Um Abraço Carinhoso Pelo
    Dia Internacional Do Poeta.
    De Um Dia Tão Importante Para Todos Nos.
    Tem Um Mimo Na Postagem .
    Caso Gostar Foi Feito Com
    Muito Carinho.
    Beijos e Beijos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  11. Lindo.
    Quando falamos com a alma, expressamos melhor através das palavras.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...