Recuperar a gargalhada


Resultado de imagem para gargalhada criança
(imagem do google)
Onde está a gargalhada genuína
da criança que fui um dia?
Quando foi que o sorriso deixou
de se delinear nos meus lábios?
Não sei ao certo,
mas foi há muito,
há tanto tempo
que nem me recordo bem…
Esse sorriso é hoje imagem difusa,
tela de contornos envelhecidos,
memórias perdidas no tempo…
Mas tenho saudades
do tempo em que a minha alma
tinha razões para sorrir,
em que os meus olhos
tinham o brilho das gargalhadas,
em que todo o meu rosto
era um reflexo de alegria.
Quem me dera que a mágoa
fosse como as palavras,
que a pudesse apagar…
Mas ela entra,
apodera-se de nós
e vem para ficar
escrita na linha da vida
a tinta permanente.

Há que boicotar a mágoa,
apagá-la definitivamente
e procurar o sorriso perdido.
Só assim a gargalhada
voltará a desenhar no rosto
a paz e a felicidade perdidas.
Quem sabe, quem sabe…
                               Célia Gil

14 Comentarios

  1. oi Célia,

    devemos nos esforçar muito e sempre,
    para que o sorriso não desapareça dos nossos rostos,
    o sorriso alimenta a alma e o coração...
    vamos praticar!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe?

    A mágoa não deve se instalar e gostar de "morar" em nosso peito...
    Ela deve pegar o rumo da porta ou janelas e VOAAAAAAR!!! XÔ pra ela que pode atrapalhar,né?

    E nada melhor do que um sorriso( dos bons e verdadeiros, que chegam do coração) pra deixá-la "envergonhada, ruborizada e se mandar"!!!


    Linda poesia!beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Está escrito que amanhece,
    que anoitece,
    que o céu tome a cor do mar,
    que o sorriso aberto
    acenderá todas as paisagens!

    Beijos!
    AL

    ResponderEliminar
  4. Oi Célia,
    Embora o poema seja lindo, espero que ele não seja auto-biográfico! Eu sou um bocado tímida, tenho raiva de ser assim e já passei por terapia por isto, mas sei rir e tb gargalhar.
    Beijos 1000 e uma ótima 5ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  5. A mágoa é um sentimento que entristece, corrói por dentro, melhor é mandar ela para bem longe e deixar que o sorriso tome o seu lugar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Quando observo uma criança rindo, penso no bom que é dar largas à alegria e sinto saudades.
    O poema é incisivo, cheio de força, muito lindo.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  7. A mágoa é o veneno poderoso do mundo.
    podemos apagá-la, qdo nos sentirmos maiores que ela
    e nos sentiremos maiores qdo nos lembrarmos que somos pequenos deuses em potencial e tudo podemos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Quando acho que li o mais belo de suas palavras, sou surpreendida por um novo poema ainda melhor. Cada palavra sua é casada com tamanha perfeição!
    E que o sorriso volte a reinar sempre. Afinal, cada acontecimento da vida são pequenos ciclos. Alguns longos, outros menores, mas assim como a lágrima vem, o sorriso também volta. (:

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Oi Célia teu poema além de lindo, nos mostra o que há de melhor nesta vida, o riso franco e aberto que vem do fundo da alma, parabéns beijos Luconi

    ResponderEliminar
  10. Recuperar a crianças em nós é antes de tudo a maior cura humana que podemos nos dar a nós mesmos Célia.
    Lindo!
    Beijos e boa noite!!!

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,Célia!!

    Puxa...que lindo minha querida!!!Já me senti assim...ainda bem que não demorou muito e recuperei a gargalhada!!Não dá para ficar sem!
    Beijos poetisa!!Bom final de semana!!!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  12. Céliaaa :) Emocionei-me com o teu texto, porque sinto-me assim algumas vezes. Deus é contigo e onde ele mora não há tristeza!

    http://soentrenosmulheres.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Célia
    Por que o sorriso verdadeiro é ofuscado pelas mágoas?
    É uma pena quando isso acontece, mas é preciso resgatá-lo porque não existe coisa melhor do que sorrir, faz bem para a alma!
    Beijos com carinho
    Maria Luiza

    ResponderEliminar