O Natal em crise


(imagem do google)

           Este ano estamos a viver um Natal diferente. Sem subsídio de Natal, olhamos para os presentes que gostaríamos de comprar com alguma angústia, pois não há poder de compra. Sem poder de compra, os comerciantes veem os produtos por vender e por aí adiante. A crise é este ciclo vicioso que tem o poder de tirar o encantamento a este momento que fez sempre parte dos nossos sonhos de infância.
Sinto então necessidade de procurar a chave do Natal em casa das minhas avós, em Silvares. São seis da tarde. Vejo-me ainda menina em casa da minha avó materna, a comer filhoses acabadas de fritar. São quentes e gosto delas quase em massa. Daqui a pouco, começa a preparar-se o jantar. Eu estou feliz. Pedi ao Pai Natal livros de banda desenhada da Disney. Com certeza, trar-me-á dois ou três e isso é fantástico. Após o jantar, ouvimos um som no sótão. Corro à varanda e ainda vejo na minha ingénua imaginação, o Pai Natal sair no seu trenó. Corro às escadas do sótão e lá estão dois livros, do Patinhas e do Pateta. Fico felicíssima e sinto vontade de os começar logo a ler. Mas é hora de ir para casa da minha avó paterna.
Em casa da minha avó, estão os meus tios e primos. A mesa está posta para a ceia com tudo de bom, a minha avó foi sempre uma excelente cozinheira. Brinco com os meus primos até à hora de o Pai Natal chegar aqui, depois de percorrer as restantes casas da aldeia. Os meus tios, pais e avó conversam alegremente e há amor e alegria no ar. Cheira a sonhos de uma família feliz.
Chamam-nos para a mesa. Comemos por lambarice e não já por fome, mas o convívio é bom e os doces convidam-nos o apetite. O tio e o pai contam histórias do seu dia-a-dia e é tão bom sentir esta paz familiar que nos acalenta a alma e nos dá força para mais um ano de trabalho. Estes os momentos que valem a pena.
Colocámos os sapatinhos na salinha de estar e nós, crianças, nem nos apercebemos que as mães saíram da sala onde nos encontramos a cear. Não nos apercebemos também que o meu pai já ali não está. Ouvimos uma gargalhada. O Pai Natal acabara de sair. Ainda o vemos. É então que o meu primo mais novo diz “O Pai Natal tem os sapatos iguais aos do tio Fernando!” Rimo-nos todos ante esta astúcia de 2/3 anos. Mas depressa esquecemos o incidente e corremos para a salinha, onde cada sapatinho tem um ou dois presentes, não mais. E lá estão mais dois livros de banda desenhada. Sinto-me a menina mais sortuda do mundo.
Por isso mesmo, entristece-me ver as crianças reagirem sem qualquer entusiasmo perante uma série de presentes de Natal. A crise domina-nos a todos os níveis. Não apenas a nível económico, parece que até o valor dado às coisas está em crise.
Por isso, Pai Natal da minha memória, traz-nos o entusiasmo, a força de vontade e a alegria que o tempo ousou roubar! Faz-nos recuperar a essência do Natal!
                                                                                                   Célia Gil

13 Comentarios

  1. Maravilha te ler. Carrega-nos ao passado e ao tempo onde, parece, as crianças tinham muito mais a magia da data.

    Esperavam os presentinhos e se contentavam com eles. Hoje ,valorizam o TER e se os colegas de aula TEM algo, querem de acham que DEVEM ter igual. Isso é péssimo e me revolta!

    Uma pena a mente distorcida!

    Lindo te ler e ver as tradições de antigamente.. beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Célia
    Esses tempos de crise apesar de trazer tantos transtornos, talvez faça com que haja mais união entre as pessoas.
    Vivo num país onde, fora dele, todos dizem de seu crescimento perante o mundo, mas, só quem aqui vive o dia a dia é que sabe o sofrimento do seu povo mais simples.
    Mas... de alguma maneira se vive.
    Talvez seja pra testar a fé em Deus e em si próprio e na capacidade que o homem tem de, em algum momento, mudar sua história.
    Acompanho de perto tudo o que se passa aí, pois 90% da minha família aí está. Oro por todos dessa terra amada e peço sempre que Deus olhe pelos que sofrem pela arrogância da atitude de "certos" homens.
    Vamos confiar.
    De alguma maneira estamos todos juntos neste momento. Que Deus ouça a nossa prece e neste Natal o Pai nos deixe um presente especial nos sapatinhos à lareira.
    FELIZ NATAL

    ResponderEliminar
  3. FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE ALEGRIA.BEIJOS DE LUZ

    ResponderEliminar
  4. Célia,
    por mais que situação presente não seja animadora, não deixe que ela estrague o clima natalino!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderEliminar
  5. Minha querida

    Infelizmente um texto muito real, não podemos deixar de lembrar as dificuldades de estamos a passar e que mais virão por aí.

    Que o espírito do verdadeiro Natal renasça nas mãos de uma criança
    Os meus votos de Feliz Natal junto de todos que te são queridos e
    que a felicidade e o amor estejam sempre presentes na tua vida.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderEliminar
  7. Amiga,
    Estou passando aqui para agradecer e dizer:
    Que o amor de JESUS abasteça os corações dos homens. Que possamos viver novos tempos com menos consumismo valorizando e resgatando o verdadeiro sentido do NATAL. Desejo a você que a PAZ, o AMOR e a FELICIDADE transborde em seu lar neste NATAL.
    ☆⋆ƁēƗĵѲƨ⋆☆

    ResponderEliminar


  8. ¸.•°☆⊱彡
    HAPPY NEW YEAR!!!!

    ╔═════════ ೋღღೋ ══════╗
    ೋ ~~ FELIZ ANO 2013~~ ೋ
    ╚═════════ ೋღღೋ ══════╝

    ResponderEliminar
  9. Boa noite minha querida amiga toda iluminada.
    Iluminada sempre
    nas palavras que leva até meu blog,
    com carinho sem igual.
    Sempre leio suas mensagens
    com muita, muita atenção
    pois tudo o que escreve
    desperta em mim emoção.
    Você é um amiga preciosa
    que cuidadosamente vou reter
    do lado esquerdo do peito
    para jamais o perder.
    Neste momento especial
    quero também desejar
    saúde paz e amor
    para sua vida encantar.
    Que as festas natalinas tenha te feito mais iluminada ...
    bjs com o sabor de restinho de festa !!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Célia um texto bem dentro da realidade, as dificuldades que passamos são muitas, mas tentemos pelo menos criar um mundo melhor a nossa volta, desculpa se demoro a vir são meus altos e baixos mas sei que vai melhorar, um lindo inicio de ano pra ti, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  11. Minha querida

    Que neste ano de 2013 que agora se inicia possamos com uma palavra de apoio e fraternidade fazer que o mundo seja melhor e que a esperança de realizar todos os sonhos seja presente sempre nos nossos corações...que a paz o amor e a felicidade seja o alvorecer de um novo tempo de amor e fraternidade.
    E obrigada por me abrirem o vosso coração para eu entrar e alimentar a minha alma de carinho neste caminho que é feito por nós...mas que depende de quem nos acompanha e nos ajuda a ultrapassar dias menos bons e que estão sempre presentes com uma palavra de conforto...que secam as nossas lágrimas e sorriem com as nossas alegrias.

    FELIZ ANO NOVO
    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  12. Minha linda !!!!!!
    O ano-novo já passou e um novo dia está começando !!!!
    Venho te abraçar neste 2013 com muito carinho !
    E perguntar se posso ficar fazendo morada por aqui por mais um ano ?
    Bjs com o sabor de um novo dia !!!!!!!

    ResponderEliminar