Kang, Han (2025). Despedidas Impossíveis. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
Despedidas Impossíveis, Han Kang
O Escritor Fantasma, Philip Roth
Roth, Philip (1979). O Escritor Fantasma. Alfragide: Publicações Dom Quixote, 2017.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Fojo, Osvaldo Medina
Medina, Osvaldo (2024). Fojo. Prior Velho: A Seita.
Um relato cru e brutal do quotidiano de uma aldeia de outrora, assaltada no seu falso sossego pelos traumas e recantos mais negros que só o ser humano é capaz de destapar. Na senda dos dois volumes de Kong the King, Osvaldo Medina regressa a solo, assinando desta feita um poderoso romance gráfico, numa história com diálogos, uma estreia para o premiado autor."
sábado, 25 de janeiro de 2025
Um Conto de Natal, Uma História de Fantasmas de José-Luis Munuera
Munuera, José-Luis (2022). Um Conto de Natal, Uma História de Fantasmas. Estoril: Arte de Autor.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Invisível, Eloy Moreno
Moreno, Eloy (2022). Invisível. Queluz de Baixo: Editorial Presença.
Emotiva, surpreendente e diferente, esta história podia ser a de qualquer um de nós.
Um rapaz acorda no hospital após um acidente grave. Quando os pais lhe pedem para falar com uma psicóloga, ele explica-lhe que tudo aconteceu porque se tornou invisível e desenvolveu uma série de superpoderes. É então que começa a contar como tudo se passou…
Ele pega na sua mochila, desce as escadas e caminha para a escola. Poderia ter sido uma sexta-feira como qualquer outra, não fosse o teste de Matemática na última hora. E se, daquela vez, o rapaz tivesse dado outra resposta, talvez as coisas tivessem sido diferentes. Mas aquela resposta muda a sua vida.
De um dia para o outro, o seu mundo fica cheio de monstros: que vão e voltam, que magoam e humilham. E outros monstros que assistem a tudo e viram a cara. O rapaz sente a raiva crescer dentro dele, mas não sabe o que fazer com ela. Gostaria de se tornar um super-herói, de ter um superpoder capaz de impedir que se magoe novamente.
E, de repente, ele encontra esse poder, o poder da invisibilidade."
domingo, 19 de janeiro de 2025
Amêndoas, Won-Pyung Sohn
Nº de páginas: 216
Início da leitura: 18/01/2025
Fim da leitura: 19/01/2025
**SINOPSE**
E se não conseguíssemos identificar ou expressar o que sentimos?
O romance coreano que tocou o coração de milhões de leitores.
São seis as sílabas da palavra que determinou a vida de Yunjae: alexitimia, a incapacidade de identificar e expressar sentimentos. Nascido com esta condição neurológica, Yunjae não sabe o que é medo, tristeza, raiva ou desejo. Yunjae não tem amigos. Foram duas estruturas em forma de amêndoa, localizadas no seu cérebro, que o condicionaram brutalmente, mas a mãe e a avó são o seu porto seguro. No pequeno apartamento onde vivem, por cima da livraria de títulos em segunda mão da mãe, há papéis coloridos, espalhados pelas divisões, lembrando Yunjae de quando sorrir, agradecer ou se preocupar.
Porém, no dia em que faz 16 anos, na véspera de Natal, um ato de violência atroz destrói tudo o que Yunjae conhece, rouba-lhe o chão, deixa-o completamente sozinho. Enquanto luta para ultrapassar a perda, o adolescente isola-se cada vez mais no silêncio - até à chegada de Gon, o novo e problemático aluno da escola com quem vai criar um surpreendente laço de amizade.
Devagar, Yunjae aproxima-se dos outros - incluindo de uma rapariga -, e algo começa a mudar dentro de si. Há muitas coisas que não compreende, mas quando a vida de Gon corre perigo, Yunjae vê diante de si a oportunidade de se tornar a pessoa que nunca, jamais, imaginaria poder ser.
Esta história é, em resumo, sobre um monstro que encontra outro monstro.
Um dos monstros sou eu."
Regresso ao Casa, Akiko Miyakoshi
Miyakoshi, Akiko (2019). Regresso a Casa. Lisboa: Orfeu Negro.
sábado, 18 de janeiro de 2025
Uma mulher, um voto, Alicia Palmer; ilustrações de Montse Mazorriaga
Palmer, Alicia (2024). Uma Mulher, Um Voto. Lisboa: Levoir.
Tradução: João Miguel Lameirassábado, 11 de janeiro de 2025
Filas de Sonhos, Rita Sineiro; ilustrado por Laia Domènech
Sineiro, Rita; Domènech, Laia (2022). Filas de Sonhos. Barcelona: Akiara Books.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Livros infantis que nos falam de livros
Para os apreciadores de livros que nos falam de livros ou cujas aventuras giram em torno dos livros, deixo a sugestão destes livros infantis, que vão, com certeza, fazer as delícias de miúdos e graúdos!
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
O Sanatório, Sarah Pearse
Pearse, Sarah (2022). O Sanatório. Porto: Porto Editora.
domingo, 5 de janeiro de 2025
Posso Juntar-me ao Clube?, John Kelly; ilustrações de Steph Laberis
Kelly, John (2022). Posso Juntar-me ao Clube?. Estoril: Minutos de Leitura.
Tralhas e Coisas do Sr. Loisas, Carlos Nuno Granja; ilustrações de Yana Marques
Granja, Carlos Nuno (2024). Tralhas e Coisas do Sr. Loisas. Lisboa: Zero a Oito.
Senhor Apothéoz, Julien Frey e Dawid
Frey, Julien e Dawid (2024). Senhor Apothéoz. Alfragide: Edições ASA.
Quando Théo conhece Antoine Pépin, um escritor em crise criativa, é o princípio de uma espantosa amizade. Este último não acredita na maldição dos Apothéoz e insiste em ajudá-lo a conquistar Camille...
Julien Frey e Dawid oferecem-nos uma comédia peculiar e divertida, que nos leva a refletir sobre o sucesso, sobre os nossos maiores fracassos e sobre os nossos sonhos de juventude."
Os Adultos? Nunca!, Davide Cali; ilustrações de Benjamin Chaud
Cali, Davide (2019). Os Adultos? Nunca!. Lisboa: Orfeu Negro.
Tradução: Rui LopesNº de páginas: 40
Início e fim da leitura: 03/01/2025
**SINOPSE**
Gosto de livros infantis, especialmente se tiverem uma bela mensagem e, ao mesmo tempo, sentido de humor. Este é um deles. De forma divertida e com um grande sentido de humor, autor e ilustrador mostram que não são apenas as crianças que se portam mal e que estas são, na maior parte das vezes, o reflexo do mau comportamento dos adultos. A brincar se transmitem ensinamentos. Um livro excelente para ler em família e refletir.
Deixo a foto de uma página:
O Vendedor de Felicidade, Davide Calì; Ilustração: Marco Somà
Cali, Davide (2021). O Vendedor de Felicidade. Lisboa: Nuvem de Letras.
Uma pena que, quando o vendedor de felicidade vai embora, deixe cair um pequeno jarro. É então que a verdade é revelada…"
Encontrar-me, Viola Davis
Davis, Viola (2024). Encontrar-me. Lisboa: Cultura Editora.
Enquanto escrevia Encontrar-me, os meus olhos abriram-se para a verdade de como as nossas histórias não costumam ser examinadas de perto. Somos obrigadas a reinventá-las para nos adaptarmos a um mundo louco, competitivo e crítico. Por isso, escrevi este livro para todos os que correm pela vida sem amarras, desesperados por abrir caminho por entre memórias obscuras, tentando alcançar alguma forma de amor próprio. Para quem precisa de ser recordado de que uma vida que vale a pena ser vivida só pode nascer de um ato de honestidade radical e da coragem de nos livrarmos das fachadas e sermos... nós próprios.
Encontrar-me é uma reflexão profunda, uma promessa e uma espécie de carta de amor ao nosso eu. A minha esperança é que a minha história o inspire a iluminar a sua própria vida com expressão criativa e a redescobrir quem era antes de o mundo o rotular."