Kellen, Alice (2025). A Teoria dos Arquipélagos. Lisboa: Editorial Presença.
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
A Teoria dos Arquipélagos, Alice Kellen
domingo, 23 de novembro de 2025
Tremor, Emma Pattee
Pattee, Emma (2025). Tremor. Lisboa TopSeller.
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Alice do Lado Errado do Espelho, Pedro Rodrigues
Rodrigues, Pedro (2020). Alice do Lado Errado do Espelho. Lisboa: Cultura Editora.
A Capuchinho-Vermelho encomendou a comida para a avó pela Uber Eats mal sabia ela que o entregador era o Lobo Mau."
terça-feira, 18 de novembro de 2025
Se Um Dia Voltarmos, Maria Dueñas
Dueñas, Maria (2025). Se Um Dia Voltarmos. Porto: Porto Editora.
**SINOPSE**
sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Inventário da Solidão, de João Tordo
Tordo, João (2025). Inventário da Solidão. Lisboa: Companhia das Letras.
De todos a mais intrépida, mas também a mais inconstante, ninguém poderia imaginar o rumo que a vida de Becca levaria, nem a devastação que traria na sua esteira. Ninguém, excepto o rapaz que a amou durante os tempos de faculdade - o narrador, agora sexagenário, que tenta ainda fazer sentido de todos os caminhos que trilharam o seu destino.
Será que na revisitação desse passado de segredos encontrará resposta para a solidão que o consome? Conseguirá ele, com a morte do seu primeiro amor, apaziguar-se com o rapaz que foi e o homem que se tornou?
Mais do que um romance sobre o vazio que os grandes amores deixam em nós quando terminam, Inventário da solidão é um livro poderoso sobre as doenças invisíveis que corroem o espírito, as matérias perigosas de que todos somos feitos."
quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Dorian Gray, de Corominas (baseado no romance de Óscar Wilde)
Corominas (2024). Dorian Gray. Lisboa: LEVOIR.
O jovem declara que daria a sua alma para que o retrato envelhecesse no seu lugar. Perante estas palavras, toda a gente riu... no momento. Um erro fatal, porque o seu desejo será realizado: o aristocrata inglês poderá certamente permanecer eternamente jovem, mas este desejo tem um custo: é o retrato que envelhecerá no seu lugar, gradualmente marcado pelos anos, vícios e crimes."
segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Os Gatos de Shinjuku, Durian Sukegawa
Sukegawa, Dirian (2025). Os Gatos de Shinjuku. Lisboa: Edições ASA.
Tradução: Ana Marta Caiosábado, 8 de novembro de 2025
A Lei do Inverno, Gemma Ventura Farré
Farré, Gemma Ventura (2025). A Lei do Inverno. Lisboa: Alma dos Livros.
No silêncio suspenso do inverno, quando as cerejeiras se despem e a casa se enche de suaves ecos, uma jovem vela o avô. Em profunda solidão, discorre entre a memória e a imaginação, descobrindo que as presenças mais profundas são, por vezes, feitas de ausência.
Gemma Ventura Farré tece uma ode delicada ao invisível — aquilo que não se vê, mas que permanece: as vozes que nos sussurram ao ouvido, o amor que resiste ao tempo, a saudade que ilumina os dias e a forma como superamos cada ausência.
Num registo íntimo e mágico, esta é uma história destinada a tocar quem a lê. Celebra a delicadeza, a força do coração e o poder da imaginação, e recorda-nos de que, para renascer, é necessário, antes de mais, deixar ir."
A história nasce do gesto íntimo de uma jovem que vela o avô. O cenário é minimalista e, nele, imperam o frio, o silêncio, a casa, o corpo ausente (e é precisamente neste vazio que se faz o eco da memória). A narradora mergulha nas suas lembranças e nas das gerações que a antecederam, num movimento que transforma o luto em genealogia afetiva. As presenças que a rodeiam são feitas de ausências; as vozes, de silêncios. Farré constrói assim uma narrativa que é menos sobre acontecimentos e mais sobre perceções, sobre o modo como o tempo e a morte moldam a nossa identidade e o nosso olhar sobre o mundo.
A linguagem é de uma beleza subtil e profundamente poética. Cada frase parece escrita com a cadência de um poema em prosa, onde o ritmo e a imagem ganham mais peso do que a própria ação. Essa escolha estilística confere à leitura uma leveza inesperada, como se o lirismo fosse uma forma de salvação perante a finitude.
Aconselho!
sexta-feira, 7 de novembro de 2025
Pedro Páramo, Juan Rulfo
Rulfo, Juan. Pedro Páramo. Lisboa: Cavalo de Ferro, 2017.
Tradução: Rui Lagartinho e Sofia Castro RodriguesN.º de páginas: 147
Início da leitura: 05/11/2025
Fim da leitura: 07/11/2025
**SINOPSE**
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
Milagre de Natal, António Torrado e Tiago Pimentel
Torrado, António: Pimentel, Tiago (2016). Milagre de Natal. Lisboa: Edições ASA.
Início e fim da leitura: 04/11/2025**SINOPSE**
"O que para o Pai Natal foi um azar - a aterragem acidentada do seu trenó e, consequentemente, uma pilha de presentes espalhados pelo chão - para um menino e para um certo cãozinho de orelhas caídas foi uma grande sorte. Ou, mais do que isso, foi um verdadeiro milagre de Natal!"
segunda-feira, 3 de novembro de 2025
Felicidade Clandestina, Clarice Lispector
Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013.
.jpg)
.png)

















