domingo, 3 de agosto de 2025

A Hóspede, B.A. Paris

Paris, B.A. (2025). A Hóspede. Lisboa: Editorial Presença.

Tradução: Ana Saldanha
N.º de páginas: 320
Início da leitura: 01/08/2025
Fim da leitura: 03/08/2025

**SINOPSE**
"Até onde pode ir a hospitalidade antes de se tornar uma ameaça?
Iris e Gabriel acabam de chegar de umas férias inesquecíveis. Contudo, ao abrirem a porta, são surpreendidos com uma visita inesperada. Uma das suas melhores amigas, Laure, está instalada em sua casa - a dormir na cama do casal, a vestir as roupas de Iris e até a reorganizar a mobília.

Laure acabou de descobrir que o marido tem uma filha fora do casamento e procura refúgio junto dos amigos. Iris e Gabriel querem apoiá-la, mas, rapidamente, o humor de Laure torna-se imprevisível e a sua presença, sufocante e perturbadora.

Com a chegada de novos vizinhos e de um desenvolvimento com um passado duvidoso, o ambiente transforma-se num campo minado de tensão e desconfianças.

Há segredos prestes a serem desvendados, alguns mais perigosos do que eles poderiam imaginar e capazes de abalar até as amizades mais sólidas."
Este livro segue o estilo característico de B. A. Paris: suspense psicológico com ritmo rápido e reviravoltas. A história gira em torno de uma mulher, Iris, e do seu marido Gabriel, que recebem uma amiga em sua casa — a tal hóspede — e, a partir dessa circunstância, segredos e tensões começam a emergir. A narrativa vai revelando camadas ocultas da vida dos personagens, mantendo o leitor na dúvida sobre em quem confiar.

A leitura é fluída e rápida, o clima de tensão bem construído e considero que houve uma boa exploração de segredos familiares e dilemas morais. O final é surpreendente.

Ainda assim, penso que as personagens tomam, por vezes, decisões pouco críveis.
É um livro leve, ideal para uma leitura rápida em dias de verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário