O Homem das Castanhas, Soren Sveistrup

Sveistrup, Soren (2019). O Homem das Castanhas. Lisboa: Suma das Letras.

Nº de páginas: 450

Início da leitura: 01/10/2020

Fim da leitura: 07/10/2020



Escolhi este livro, porque estou num desafio de leituras, onde um dos livros deveria ter tonalidades ou algo que o relacionasse com o outono. Logo, nada como as castanhas num tom castanho! Também constituiu a minha escolha pelas excelentes críticas que já tinha lido sobre ele.

O Homem das Castanhas é um livro da autoria de Soren Sveistrup, um thriller muito bem construído, que ainda tem o poder (que alguns thrillers estão a deixar de ter) de nos deixar boquiabertos e possui um visualismo através da escolha de palavras que nos faz sentir lá, escondidos a um canto, observando as cenas deveras atrozes.

Ainda assim, há, em alguns momentos, o enrolar da situação, que era escusado, pois, quando tem momentos que se leem de um só fôlego, tem outros em que se torna um pouco repetitivo.

Ainda assim, é um livro que vale a pena ser lido!

Basicamente, a história é a seguinte: numa manhã de outubro tempestuosa, em Copenhaga, no recreio de um colégio, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada, faltando-lhe uma das mãos. Pendurado por cima dela, um pequeno boneco feito com castanhas.

Para desvendar este caso, é designada a ambiciosa detetive Naia Thulin. Ela e Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol, descobrem evidências que ligam este crime a um outro que envolveu o desaparecimento de uma menina, um ano antes, e foi dada como morta: a filha da ministra Rosa Hartung.

Entretanto, está preso um homem que confessa ter sido o autor do crime dessa menina. Os investigadores cedo descobrem que não pode ter sido ele, pois, as situações que continuam a suceder-se envolvendo “o homem das castanhas”, só podem estar relacionados. Aquele homem que está preso é apenas um jovem que sofre de distúrbios mentais e que terá assumido a culpa porque admirava o verdadeiro criminoso.

Acontece que, à medida que as investigações decorrem, eles sentem que estão sempre um passo atrás do criminoso e que este os observa e goza com eles.

Conseguirão eles descobrir o verdadeiro criminoso? Fica o convite para lerem este livro e descobrirem toda a trama que o livro reserva!

                                                                                                                 Célia Gil


0 Comentarios