Deixa-me Mentir, Clare Mackintosh

Mackintosh, Clare (2019). Deixa-me Mentir. Lisboa: Cultura Editora.

Nº páginas: 320

Início da leitura: 15/02/2021

Fim da leitura: 20/02/2021

Deixa-me Mentir é um thriller escrito por Clare Mackintosh e traduzido por Fátima Martins.

Anna é uma jovem mãe, que perdeu os pais, em circunstâncias semelhantes, suicídio. Porém, por várias cartas que tem vindo a receber, pelo caráter dos pais, não acredita que tenha sido apenas suicídio. Quando recebe uma mensagem de aniversário que diz “Suicídio? Pensa Melhor”, decide ir falar com Murray, um polícia reformado, que ainda trabalha como apoio civil na esquadra da sua área de residência. Murray acaba por começar a investigar.

A par da história de Anna, é narrado parte do passado, que diz respeito à mãe e ao pai, o que nos permite ir encaixando peças soltas e até adensa mais o mistério do desaparecimento dos pais de Anna.

Somos ainda envolvidos nos dramas pessoais de Murray, que vive uma situação preocupante com a esposa, que sofre de perturbações do foro psiquiátrico e que divide o tempo entre internamentos e regressos a casa, onde tenta, por várias vezes o suicídio.

As histórias vão alternando, o que nos instiga a continuar a leitura para descobrirmos o que, de facto sucedeu.

Este foi um livro que me captou a atenção mas que, no final, considero que deixou um pouco a desejar, tornando-se pouco credível.

Outro aspeto que tenho de referir como menos agradável é a forma como está escrito, ou melhor, traduzido. Há várias incorreções que me distraem do foco principal, erros e não apenas gralhas, que, no meu entender, não deviam existir, quando houve tradutora e revisora. Esta é uma preocupação que as editoras devem ter, pois, assim, até um grande livro pode ser prejudicado.

Aconselho a leitura a quem queira alguma distração e goste de policiais thrillers.

                                                                                                                  Célia Gil

0 Comentarios