A Sétima Porta, Richard Zimler

Zimler, Richard (2014). A Sétima Porta. Porto: Porto Editora.


     Em A Sétima Porta, Zimler conduz-nos com uma extraordinária erudição, a uma história que nos desperta vários sentimentos distintos – desde a repulsa por determinadas atitudes ousadas, invulgares numa jovem, que, no início, tem apenas catorze anos e que enfrenta os pais e a sociedade, erguendo sempre o seu grito por aquilo em que acredita; e até um carinho pela compaixão que ela consegue nutrir pelos abandonados, os marginalizados, portadores de malformações, expostos à violência dos nazis; os sonhos que persegue e aos quais se entrega de uma forma até aparentemente desarrazoada.
     Sophie, ariana e católica, que vive em Berlim com a sua mãe russa, o seu pai comunista e um irmão autista, é a narradora desta história intensa, que decorre na década de trinta e, quer pela curiosidade natural da idade, quer pela forma como perceciona o mundo e pelos seus ideais, acaba por se relacionar, às escondidas dos pais e do namorado, com judeus e portadores de malformações.
     O pai de Sophie, decide, como tantos outros comunistas da época, apoiar Hitler para proteger a sua família. Atitude que não mantém quando não hesita, em compactuar com o internamento do filho Hansi, quando este levará a injeção letal.
    Sophie, envolve-se com Isaac, um velho descendente de Zarco, judeu antissemítico detentor de uns manuscritos que tenta descodificar para salvar a humanidade, de quem acaba por ter um filho.
     Terá Isaac conseguido o que pretendia? Terá atingido a sétima porta e encontrado em Deus as respostas?
     O convite para embarcar nesta viagem alucinante, explosiva e profética fica feito, basta que leiam “A Sétima Porta”, de Richard Zimler. 

0 Comentarios