Cardoso, Dulce Maria (2014). Tudo São Histórias de Amor. Lisboa: Tinta da China.
Nº de páginas: 248Início da leitura: 28/04/2023
Fim da leitura: 29/04/2023
**SINOPSE**
"Inclui «Não esquecerás», o conto sobre a tragédia de Entre-os-Rios que já inspirou uma peça de teatro (de Mónica Calle) e um filme (de João Mário Grilo).
Uma velha que em clausura depende do que o seu cão fiel lhe recolhe, uma mulher que mata a sua alma gémea, nós que nos tornamos cúmplices num autocarro em noite de temporal, um rio que devolve os ecos de duas crianças a quem aguarda um terrível milagre, uma ilha onde congeminam os faroleiros e suas zelosas esposas, um assassino a salvo na biblioteca, uma menina desaparecida, uma mulher intrigada pelo homem desconhecido. Um destino chamado amor.
Neste inquietante livro, Dulce Maria Cardoso revela mais uma vez a sua mestria literária."
Dulce Maria Cardoso não desilude. Numa linguagem forte, com personalidade, traz-nos várias histórias, algumas delas que partem de acontecimentos reais. A triste história de Dóris, em "Este Azul que Nos Cerca" coloca-nos logo perante a crueldade humana. Até onde pode ir a crueldade de mulheres que veem a chegada de uma mulher bonita à terra como uma ameaça? Em "A biblioteca", "livremente inspirado em factos reais", somos confrontados com um narrador, que assassinou vários homens e que nos diz "Os livros salvaram-me" e "As vidas que li não foram menos minhas. Não há diferença entre o que se vive lendo e o que se vive vivendo." "Não esquecerás" é um conto sobre a tragédia de Entre-os-Rios, onde percebemos que o "amanhã, ama-nhã, a-ma-nhã, a-m-a-n-h-ã, o tempo em que cabem os sonhos", pode não chegar. E tantos outros contos a que não ficamos indiferentes. Adorei e recomendo a leitura!
0 Comentarios