Viagens - Grutas de Lagos

Finalmente, com as chamas mais controladas (esperemos que não haja mais incêndios), venho mostrar uma das belezas que a natureza proporciona em Portugal.

De Lagos à Ponta da Piedade, a natureza foi moldando rochas a seu belo prazer, criando formas incríveis, onde o dourado das rochas nas quais incide o sol ou o cinza contrastam e realçam um mar límpido, transparente, chegando a adquirir tonalidades azul turquesa ou verde esmeralda, quando o sol incide na areia e se projeta por baixo das rochas, num esplendor único e que vale a pena visitar.

Cada gruta é um mundo. Os barcos mais pequenos e os caiaques transportam os turistas numa visita que fica na memória e cuja beleza é difícil de reproduzir através das palavras.

Ao longo dos anos, este local tem instigado o imaginário dos pescadores, que foram dando nomes a cada uma das grutas e a cada figura que as rochas nos oferecem. E o certo é que realmente, se prestarmos atenção, conseguimos vislumbrar esse imaginário que se foi cultivando.

Passo a mostrar algumas das grutas e figuras nas rochas, entre as quais a garagem, a cozinha, a gruta do amor, a catedral, a gruta do Picasso (que Sophia de Mello Breyner Andresen gostava muito de visitar), o bolo de noiva, a caveira, o elefante, o Titanic, a garganta e tantas outras, onde ainda é possível ver o fundo do mar, os peixes...









































É ou não fantástico?


6 Comentarios

  1. Oi Célia,
    Me lembrou Capri! Não sabia que tinha este tipo de formação rochosa em Portugal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Viagem maravilhosa, fotos idem e que bom que as chamas se acalmaram... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Estas fotos foram tiradas na a de férias em que saí até ao Algarve. Continuo muito triste com a situação dos incêndios, pois já deflagraram mais, na Guarda, em Maçăo e na Sertă. Portugal está a ser muito fustigado pelas chamas, o que é triste e lamentável.

    ResponderEliminar
  4. Oi Célia querida


    Lindas imagens... Lugar paradisíaco...

    Beijos e bom final de semana
    Ani

    ResponderEliminar
  5. É realmente fantástico.
    Também já tive o prazer de passear por essas grutas.
    Lindas fotografias.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar