A Mulher de Cabelo Ruivo, Orhan Pamuk


Pamuk, Orhan (2018). A Mulher de Cabelo Ruivo.  Barcarena: Editorial Presença.
Nº de páginas: 248
Leitura iniciada no dia 16/06
Leitura Terminada no dia 21/06

A Mulher de Cabelo Ruivo é um livro escrito pelo turco Orhan Pamuk e muito bem traduzido por António Sousa Ribeiro. Muito ao jeito do Pamuk, é um livro que não me deixou indiferente, porque me fez pensar, refletir, ponderar o valor das coisas e da vida.
O narrador deste livro é um jovem que tinha o desejo de ser escritor.
Os pais discutiam frequentemente e o pai, que tinha uma farmácia praticamente falida, metia-se em sarilhos com os amigos esquerdistas e, de vez em quando, desaparecia por alguns dias. Até que um dia, desapareceu para sempre, detido por envolvimento em atividades políticas subversivas.
O jovem acaba por se mudar, com a mãe, para casa de uma tia materna de Gebze, onde ele iria trabalhar como guarda do pomar de fruta do marido da tia. Perto do local, viu um escavador de poços que, após escavar um poço perto do terreno onde ele iria guardar o pomar, vendo-o tão interessado, propôs-lhe que fosse trabalhar com ele como aprendiz e que ganharia muito mais.
O jovem, ignorando a repreensão da mãe, que achava que ele devia ir para a Universidade, acabou por ir trabalhar com o escavador, Mahmut, e partiu com ele.
Durante o trabalho, os dois vão começando a aproximar-se. Mahmut revela-se um bom mestre e vai-lhe transmitindo alguns ensinamentos de vida, através de histórias que vai contando. Porém, o jovem sente-se cada vez mais desiludido por não conseguirem encontrar água e pondera por várias vezes desistir do trabalho e abandonar o mestre. Acaba por não se ir embora por causa de uma mulher de cabelo ruivo, com o dobro da sua idade e artista de circo, por quem fica fascinado e com quem acaba por se envolver, ainda que ela seja casada.
Porém, tal como ela surgiu na sua vida, assim acaba um dia por desaparecer, se bem que não do seu pensamento.
Num determinado momento, enquanto trabalhava, o jovem não entendendo como, deixou cair um balde cheio de terra em cima do mestre, o que não poderia acontecer, havia-o prevenido o mestre, pois poderia matá-lo. O que é certo é que ouviu, vindo do poço já bem fundo, um gemido e depois silêncio total. Convencido de que teria matado o mestre, fugiu dali e regressou a casa, sempre com medo de ser preso, a qualquer momento. Regressa à livraria onde trabalhara, acaba por conseguir tirar um curso universitário e ser um homem de sucesso. Casa-se com uma bela mulher, da qual não consegue ter filhos.
O sentimento de culpa e a ideia de que mais tarde ou mais cedo teria de expiar os seus pecados, nunca lhe saem da cabeça. Não se esquece do mestre nem da mulher do cabelo ruivo.
Mais tarde, decide voltar a Öngören, onde abandonara o mestre. Gostaria de saber que destino teria ele tido e o que acontecera à mulher de cabelo ruivo. Queria ainda saber que segredos guardara o pai e de que forma conhecera também esta enigmática mulher.

0 Comentarios