Ao Fechar a Porta, B. A. Paris


Paris, B.A. (2017). Ao Fechar a Porta. Barcarena: Editorial Presença.
264 páginas
Leitura iniciada em 05-06-2020
Leitura terminada em 07-06-2020

Ao Fechar a Porta é um livro escrito por B. A. Paris e traduzido por Marta Mendonça. Achei logo curioso o facto de termos como narradora a protagonista do livro, Grace, sendo que só sabemos aquilo que ela nos vai revelando, o que suscita uma curiosidade crescente.
Grace, inicialmente, aparenta ser uma mulher, como há tantas, sem vontade própria, presa numa vida de fachada e numa relação machista, na qual se subordina inteiramente aos desejos e ordens do marido, Jack, que quer que ela seja a esposa perfeita, obediente aos seus caprichos. Apesar de não aparentar ser muito feliz, compactua com ele, afirmando-se feliz e apaixonada. Entretanto, terá deixado de trabalhar a pedido dele, não tem telemóvel, o que deixa a sua nova amiga de circunstância, Esther, provavelmente a sua única amiga verdadeira, bastante intrigada.
Surgem, no entanto, aos olhos dos amigos de Jack como um casal perfeito. Só à medida que Grace nos vai narrando os acontecimentos, é que percebemos as verdadeiras razões desta relação, que é muito mais do que asfixiante, é completamente arrebatadora e perturbadora.
Grace ter-se-á apaixonado por Jack quando, certo dia, estando num parque com a irmã, Millie (com síndrome de Down), esta começa a dançar sozinha e Jack aproxima-se e dança com ela. O facto de ter a irmã, rejeitada pelos pais, a seu cargo, era sempre um fator de afastamento por parte dos anteriores namorados, uma vez que não queriam uma relação com a responsabilidade de tomar conta de alguém assim. Quando Jack cativa Millie e mostra gostar dela e importar-se com ela, Grace constata que encontrou o homem dos seus sonhos.
Mas existirá a perfeição?
A partir do dia do seu casamento, tudo se irá alterar, pois é aqui que começa a verdadeira história de Grace e Jack.
Imprevisível, viciante e de leitura compulsiva, assim é Ao Fechar a Porta de B. A. Paris, que constitui a minha sugestão de leitura para esta semana, eu que sou a Célia Gil.

0 Comentarios