O Primeiro Homem - Novela Gráfica, de Jacques Ferrandez

Ferrandez, Jacques (2019). O Primeiro Homem - Novela Gráfica. Porto: Porto Editora.

Tradução: Artur Lopes Cardoso

Nº de páginas: 184

Início da leitura: 19/01/2023

Fim da leitura: 22/01/2023

**SINOPSE**

"A adaptação gráfica do manuscrito inacabado de Camus conta a história de Jacques Cormery, um menino que teve uma vida semelhante à de Camus. Esta edição impressionante convoca o panorama, os sons e as texturas de uma infância circunscrita pela pobreza e pela morte de um pai, mas redimida pela beleza austera de Argel, pelo amor que Jacques tem à mãe e à avó, e por um professor que transformará a sua visão do mundo."


Novela gráfica adaptada da obra póstuma de Albert Camus, O Primeiro Homem, um manuscrito inacabado, a que Jacques Ferrandez deu uma nova vida. Esta obra de Camus foi encontrada entre os destroços do acidente de viação que o vitimou, em 1960. Só em 1994, a filha, Catherine, o publicou pela primeira vez. 
Uma obra autobiográfica, na qual Jacques Cormery, uma criança cuja vida se assemelha à de Camus, nos conta uma infância marcada pela perda do pai, por uma grande pobreza, mas também pelo amor familiar e pela importância de um professor que lhe terá ensinado uma nova forma de ver e interpretar o mundo. A obra vai alternando entre o passado dessa criança e a personagem na fase adulta, sobrepondo-se, muitas vezes, as duas imagens, o que nos permite compreender como foi a sua infância, o que mais o marcou e o que o levou a tornar-se no homem que é e que já consegue compreender os silêncios da mãe. E o livro que escreve ou tencionava escrever é precisamente sobre a relação mãe-filho...
Uma obra muito bem conseguida.
Deixo uma prancha de que gostei particularmente.

0 Comentarios