Pequenos Fogos em Todo o Lado, Celeste NG

NG, Celeste (2017). Pequenos Fogos em Todo o Lado. Lisboa: Relógio D'Água Editores.

Tradução: Inês Dias

Nº de páginas: 320

Início da leitura: 02/01/2023

Fim da leitura: 06/01/2023

**SINOPSE**

«Em Shaker Heights, um pacato subúrbio de Cleveland, está tudo previsto — desde o traçado das ruas sinuosas até à cor das casas, passando pelas vidas bem-sucedidas que os seus residentes levam. E ninguém encarna melhor esse espírito do que Elena Richardson, cujo princípio orientador é obedecer às regras do jogo. A esta idílica redoma chega Mia Warren — uma artista enigmática e mãe solteira — com a filha adolescente, Pearl. Mia arrenda uma casa aos Richardsons. Rapidamente Mia e Pearl se tornam mais do que inquilinas: os quatro filhos dos Richardsons sentem-se cativados pelas duas figuras femininas. Mas Mia traz consigo um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaçam perturbar esta comunidade cuidadosamente ordenada.»
Que livro tão bom! Quando a ação se inicia com o acontecimento chave, tudo poderia acontecer: perder o interesse ou suscitar a curiosidade. Venceu esta última. Ao longo de toda a narrativa, vamos descobrindo as personagens, as suas relações familiares, os seus problemas, as suas convicções, os seus erros, tudo o que as torna tão humanas. 
É um livro que prende, que dificilmente se consegue parar de ler (só não o fiz compulsivamente, por falta de tempo), não só pela forma intensa como está escrito, mas pela densidade psicológica das personagens, pelas suas vivências, pela forma enigmática como nos vão sendo apresentadas, pela capacidade de surpreenderem e de criarem expetativas que não se defraudam. Vários são os temas abordados, polémicos, sempre atuais: a maternidade, as barrigas de aluguer, o abandono de filhos, o conflito geracional, a perda/morte, o racismo, o "despentear" de uma comunidade dita perfeita, o amor materno, os segredos de família, a arte, entre outros... Tudo magistralmente conduzido para um final de tirar o fôlego.
Se já tinha gostado de Tudo o que Ficou por Dizer da mesma autora, este surpreendeu-me verdadeiramente, pelo que só posso aconselhá-lo!

0 Comentarios