A Minha Pequena Livraria, Wendy Welch




Welch, Wendy (2012). A Minha Pequena Livraria. Lisboa: Clube do Autor
  
     Hoje convido a entrar numa mansão eduardiana, um lugar mágico, que é uma pequena livraria de livros em segunda mão, que constituiu o sonho de Jack Beck e Wendy Welch, um sonho concretizado pelo casal, mais cedo do que previam. Vai, com toda a certeza, deixar-se surpreender pelo ambiente familiar, acompanhado de um chá, sob o olhar atento de dois gatos belíssimos. Aqui conhece uma história e, em troca, tem a possibilidade de dar a conhecer a sua.
     Poderia, com efeito, ter sido, logo à partida, um sonho concretizado com sucesso, não fosse o local escolhido uma pequena cidade mineira na Virgínia, no interior dos Estados Unidos, na qual estes novos habitantes eram olhados com desconfiança e vistos como responsáveis por um projeto falhado.
     Numa altura de recessão, onde se compra tudo pelo ebay, onde se começa a substituir o livro de papel por ipads, e-books e kindles, só quem fosse realmente louco pensaria em abrir uma livraria de livros usados. A acrescer a estes entraves, estava ainda o facto de não serem dali e, como tal, serem vistos como intrusos.
     Afinal, os sonhos dão muito trabalho – havia uma série de batalhas a serem travadas por este casal: onde arranjar os livros, se tinham gasto tanto dinheiro na casa? Como cativar potenciais clientes, num local onde eram vistos como forasteiros? Como deixar de ser invisível e adquirir projeção enquanto negócio? Como passar a pertencer àquela cidade e não apenas integrá-la?
     Termino este convite com a leitura de uma das muitas passagens de que gostei:
“Os livreiros, pelo menos até conseguirem ser replicados online, são o motivo por que as pequenas livrarias ainda existirão mesmo depois do último leviatão desaparecer, arpoado por um e-reader. As livrarias físicas são pontos de convergência para os espíritos e intelectos humanos. Os e-readers e as livrarias on-line não nos permitem contar a história por trás da compra de um determinado livro… Quando nos escutamos validamo-nos uns aos outros.”
   Esta sugestão de leitura foi feita por mim, que sou a Célia Gil e que também tive o privilégio de ter tido, numa determinada fase da minha vida, uma pequena livraria. Não deixem de ler A Minha Pequena Livraria, de Wendy Welch.

1 Comentarios

  1. Ótima sugestão e quem não gosta de encontrar uma livraria pequena, aconchegante e que tenha títulos que procuramos. Hoje, infelizmente temos que quase tudo encomendar! bjs, lindo fds! chica

    ResponderEliminar