A Pequena Farmácia Literária, Elena Molini

Molini, Elena (2020). A Pequena Farmácia Literária. Barcarena: Editorial Presença

Nº de páginas: 264

Início da leitura: 22/01/2021

Fim da leitura: 25/01/2021

A Pequena Farmácia Literária é o primeiro romance de Elena Molini, a proprietária da Piccola Farmacia Letteraria, uma livraria de Florença e foi traduzido por Vasco Gato.

Confesso que a capa do livro e o título me fascinaram e impulsionaram a ler este livro. Gosto de histórias sobre livros e livrarias.

A história decorre nesta livraria, sendo, no entanto, ficcional.

Blu é a protagonista deste livro, narradora na primeira pessoa. Após algumas desilusões com outras experiências com livros, numa editora e numa livraria, resolve abrir a sua própria livraria. No início, não se revela uma tarefa simples e lucrativa, até ter uma ideia…

Entretanto, a par da biblioterapia que vai empreendendo na sua livraria, Blue vai relatando a história do seu grupo de amigas muito sui generis, que nos convida a embrenharmo-nos nas suas aventuras. O final da história de Blu encerra uma revelação que nos surpreende.

É um livro de leitura simples, com uma linguagem atual e sem grandes arabescos literários, bom para uma leitura de verão ou uma leitura leve depois de um livro mais denso. Com momentos hilariantes, faz-nos sorrir e sonhar.

Quanto a mim, a parte melhor do livro é mesmo a relação com os livros, pelo que dispensaria muitas das histórias casuais que vão sendo narradas e que não me prenderam tanto à narrativa.

Gostei das recomendações literárias e do capítulo final que nos explica o funcionamento da livraria, com exemplos de bulas literárias.

O facto de a ação decorrer num espaço real, levou-me a pesquisar sobre o mesmo e partilho convosco um vídeo que encontrei no Youtube sobre esta livraria

e o link da página de Facebook (https://www.facebook.com/piccolafarmacialetteraria/).

Por fim, só me resta dizer que adorava visitar esta livraria!


0 Comentarios