Reiquiavique, Ragnar Jónasson e Katrin Jakobsdottir

 Jónasson, Ragnar; Jakobsdottir, Katrin (2023). Reiquiavique. Lisboa: Topseller.

Tradução: Maria da Fé Peres
Nº de páginas: 304
Início da leitura: 18/01/2024
Fim da leitura: 20/01/2024

**SINOPSE**
"Uma ilha remota.
Uma rapariga desaparecida.
Uma cidade que esconde os seus segredos.

Islândia, 1956. Lára, de 15 anos, passa o verão a trabalhar para um casal na pequena ilha de Videy, perto da costa de Reiquiavique. No início de agosto, a rapariga desaparece sem deixar rasto. O mistério torna-se o maior caso não resolvido da Islândia. O que aconteceu com a jovem? Estará ainda viva? Terá saído da ilha ou aconteceu-lhe, porventura, alguma coisa?

Trinta anos depois, em agosto de 1986, aquando do 200.º aniversário de Reiquiavique, o jornalista Valur Robertsson inicia a sua própria investigação sobre o caso. Mas conforme se aproxima da verdade, e com os olhos da cidade postos nele, torna-se claro que existe alguém interessado em que o desaparecimento de Lára permaneça um mistério sem solução..."
Gostei muito de ler este livro, de leitura compulsiva, repleto de ação e de "suspense". Duas personagens que parecem nada ter a ver uma com a outra. Uma, Lára, é uma jovem que vai trabalhar para uma casa, numa pequena ilha perto de Reiquiavique. Entretanto, desaparece e nunca mais se sabe nada sobre o seu desaparecimento. Em 1986, um jornalista, Valur Robertsson, deicde começar a investigar o caso. Porém, "acidentalmente" cai em direção a um autocarro em andamento. Quem poderia estar por detrás deste acidente? A irmã e Valur começa, ela própria, uma investigação sobre a morte o irmão, tentando perceber se, de alguma forma, este crime estava ligado ao do passado. Para saberem, terão mesmo de ler. Surpreender-se-ão com toda a investigação e o rumo que os acontecimentos tomam. Muito bom!

0 Comentarios