Um ponto de interrogação é um coração partido de Sofia Lundberg

Lundberg, Sofia (2021). Um ponto de interrogação é um coração partido. Lisboa: Porto Editora.

Tradução: Inês Fraga
Nº de páginas: 312
Início da leitura: 20/01/2024
Fim da leitura: 21/01/2024


** SINOPSE**
Elin Boals parece ter a vida ideal: é uma bem-sucedida fotógrafa de moda em Nova Iorque e tem a família perfeita, composta por um marido maravilhoso, Sam, e a filha de dezasseis anos, Alice. Porém, quando Elin recebe um mapa celeste enviado por Fredrik, o seu único amigo de infância, esse simples gesto impede-a de se concentrar na resolução de problemas mais prementes: o seu casamento está à beira do fim e ela não consegue sequer arranjar disponibilidade para a terapia de casal.
Neste difícil contexto, Fredrik é a lembrança viva de um passado que Elin fez tudo para esquecer e ocultar, principalmente dos que lhe são mais próximos. As memórias da vida difícil em Gotland, na Suécia, e de todos quantos ela deixou para trás voltam à tona, juntamente com a revelação do terrível segredo que determinou a sua fuga, aprofundando ainda mais o fosso entre ela e a família. Todavia, ao fim de décadas mergulhada na mentira, Elin acaba por compreender que a única maneira de salvar a existência que construiu é reconciliando-se com o passado.
Criei grandes expetativas em relação à leitura deste livro, pelo facto de ser da autora de A Agenda Vermelha, que adorei, pela própria capa e, especialmente, pelo título, tão criativo.
Nesta narrativa, duas histórias vão intercalando: o presente, em Nova Iorque, onde a protagonista, Elin, tem uma vida de sonho, é uma fotógrafa conceituada e tem um marido que a ama e uma filha, Alice, uma jovem e promissora bailarina. E o passado, em Gotland, onde é narrada a infância da protagonista, não tão perfeita e sonhada quanto o presente. E é enorme a diferença entre a Elin do passado e a Elin do presente. O que poderá ter vivido esta personagem para a transformar desta maneira? Há um passado a enfrentar, que pode alterar o presente e que será determinante em relação ao futuro. É um livro muito bem escrito, que nos desperta emoções, nos leva até às vivências das personagens.
Apesar de ter gostado mais do livro anterior, gostei muito deste livro e recomendo a sua leitura.

0 Comentarios