Shanghai Dream Edição Integral, Philippe Thirault e Jorge Miguel

Thirault, Philippe (2021). Shanghai Dream - Edição Integral. Estoril: Arte de Autor.

Tradução: Sandra Alvarez
Nº de páginas:120
Início da leitura: 21/01/2024
Fim da leitura: 22/01/2024

**SINOPSE**
"Berlim, 1938. Bernhard e Illo, um jovem casal apaixonado um pelo outro e pelo cinema, sonham em conseguir filmar a comédia romântica que Illo escreveu... mas com o aproximar da Segunda Guerra Mundial, o tempo não está para comédias românticas, muito menos escritas por judeus. Perante o clima de perseguição anti-semita instalado, ao casal só lhe resta fugir do nazismo e abandonar a sua casa, partindo para o exílio. Conseguem embarcar num navio com destino a Xangai - uma cidade efervescente e enigmática onde imaginam poder recuperar a liberdade... mas a que custo?

Um drama profundamente humano, ambientado na II Guerra Mundial, que aborda o tema quase desconhecido da imigração forçada dos judeus para a China e assinala a estreia no nosso país do trabalho do desenhador português Jorge Miguel para o mercado franco-belga.

A edição de Shanghai Dream é a primeira colaboração entre duas das principais editoras de banda desenhada portuguesas, A Seita e a Arte de Autor, que pretendem desta feita trazer aos leitores portugueses a obra de um dos principais autores de BD nacionais, que os leitores portugueses ainda não conhecem. A edição portuguesa desta obra reúne os dois álbuns originais, num volume de 120 pgs. em formato franco-belga, que para além da história completa inclui também um conjunto adicional de extras inéditos."
Uma excelente novela gráfica! Bernhard é um conceituado realizador de cinema, em Berlim, na década de 30. Illo é uma guionista judia, proibida, há 4 anos de trabalhar. Os dois são um casal que poderia ser muito promissor, não fosse a II Guerra Mundial. O guião de Illo é rejeitado, Bernhard despedido. Veem-se obrigados a viver em casa do pai dela. Mas a guerra veio para destruir os seus sonhos. Uma luz ao fundo do túnel surge quando lhes contam sobre Xangai, a "Hollywood do Extremo Oriente". Porém, para além de ser muito longe, de ser uma viagem perigosa, o pai de Illo diz-lhes que só há dois bilhetes, não há dinheiro para mais. É a oportunidade da filha e do genro se salvarem. Embarcam, mas o coração de Illo fica destroçado, não se sente bem por abandonar o pai e volta atrás. Bernhard vê-se obrigado a seguir sozinho. Mas será ele capaz de concretizar o sonho deles sozinho? O que lhe reserva Xangai? Voltará a encontrar o grande amor da sua vida?
As ilustrações estão muito bem feitas, conseguimos sentir as emoções das personagens, a dor, os gritos, o medo, a ternura...
Recomendo vivamente a leitura!

0 Comentarios