Os Regressos, Pedro Moura

Moura, Pedro (2018). Os Regressos. Lisboa: Polvo.

Nº de páginas: 65
Início da leitura: 18 de março
Fim da leitura: 20 de março

**SINOPSE**
"Prémio de Melhor Desenho para Álbum Português no Amadora BD 2018

Os Regressos, livro de estreia de Pedro Moura (argumento) e Marta Teives (desenho), é uma novela curta e densa, visualmente rica, que explora a fragilidade de como as pessoas constroem o mundo à sua volta e se tentam consolar entre si.

Madalena está de regresso à pequena aldeia onde viveu e cresceu com a avó, entretanto falecida.

Se a visita a Corvelo serve para tratar de assuntos mundanos, é também tentativa de virar uma página e fechar o passado, que se recusa libertá-la.

Os segredos da sua infância reaparecem, mostrando sofrimentos, reativando feridas, mas ao mesmo tempo revelando uma dimensão inesperada."
Esta é uma novela gráfica que se enquadra na categoria Fantasia. 
A protagonista regressa, após vários anos, à casa da avó, dois meses após a sua morte. Quando chega a casa da avó, invadem-na recordações da infância e, com elas, vêm as visões, que faziam com que fosse rotulada de louca, deixando de ter as oportunidades que os irmãos tiveram. 
A premissa era boa, mas não apreciei a forma como foi desenvolvida, nem o desfecho. As imagens são incipientes e não retratam as emoções das personagens. Os cartuchos (falas do narrador) aparecem com o conteúdo cortado, não se conseguindo ler na totalidade em algumas vinhetas. Gostaria de ter visto cor, que se adequaria muito bem à história narrada.

0 Comentarios