Intocável e Inquebrável, Tahereh Mafi

Mafi, Tahereh (2019). Intocável. Amadora: Topseller.

Mafi, Tahereh (2022). Inquebrável. Amadora: Topseller.

Tradução: Renato Carreira
Nº de páginas do Intocável - 352
Nº de páginas do Inquebrável - 416
Início da leitura - 19 de março
Fim da leitura - 24 de março

**SINOPSE**
Autora bestseller do New York Times e do USA Today

Tenho uma maldição.
Tenho um dom.
Sou um monstro.
Sou um ser humano.
Sou uma arma.
Sou uma lutadora.
O mundo está em colapso. As doenças dizimam a população, a comida escasseia, os pássaros não voam e as nuvens têm a cor errada. E, com apenas 17 anos, a Juliette está presa por homicídio. Na verdade, ela tem um poder incrível que mais se assemelha a uma maldição? O seu toque pode matar.
Perante a eclosão de uma guerra, o Restabelecimento vê nesse poder letal um dom. A Juliette não é apenas uma alma atormentada dentro de um corpo venenoso, mas uma arma imprescindível para a manutenção da ordem.
Só que esta extraordinária rapariga já escolheu o seu próprio caminho. Após uma vida sem liberdade, ela encontra por fim a força necessária para lutar e reagir ? e tentar construir um futuro com o amor da sua vida, um rapaz que ela julgara ter perdido para sempre. Conseguirá a Juliette sair vitoriosa?
Um livro imperdível para os fãs das sagas Crepúsculo e Jogos da Fome."
Escolhi estes livros, há muito na estante, para um desafio do Bingo dos Livros - Fantasia. Falta-me ainda ler o terceiro, porém ainda terei de o adquirir.
Apesar de não gostar muito de fantasia, estes livros são também distopias, que aprecio mais.

Em relação ao Intocável, que poderei eu dizer? O que poderá fazer-se a uma jovem que pode matar alguém com o toque?Encerrá-la? Matá-la? Utilizá-la? Esta é a história de Juliette, que está encarcerada há 264 dias. Quem a quererá ver morta? Por que quiseram os pais livrar-se dela? Quem lhe resta? Estas são algumas das perguntas colocadas no início da narrativa e cujas respostas poderá (ou não) encontrar ao ler este livro. De leitura fácil e rápida. Um pouco previsível  e excessivo no que toca ao romance. Preferia ver mais ação em determinados momentos.

Alguns excertos:
O início da narrativa: "Estou trancada há 264 dias."
"Às vezes, penso que a solidão dentro de mim explodirá para fora da minha pele e, às vezes, não sei se chorar, gritar ou rir enquanto dura a histeria resolverá alguma coisa." (pág. 17)
"Todos precisamos de aprender a controlar os nossos talentos da melhor forma possível. Não serve de nada não conserguirmos controlar o nosso corpo." (pág. 341)

Tal como o livro já referido, no Inquebrável encontramos as mesmas personagens. Juliette depara-se com a incapacidade de se livrar de Warner, o chefe do Restabelecimento, que a quer utilizar para destruir o inimigo. Conseguirá Juliette libertar-se e voltar ao Ponto Ómega para reencontrar o seu amado Adam? Ou a obsessão que Warner tem por si despertará nela também emoções que julgava não sentir? Poderão os monstros ser lindos de morrer? Mais um livro de capítulos breves e de leitura rápida. O ritmo é um pouco lento e excessivo, como o anterior, no que concerne às emoções (principalmente físicas) da protagonista. Gosto dos momentos de reflexão pessoal.
Excerto:
"A solidão é uma coisa estranha. Aproxima-se sorrateira, em silêncio, senta-se a nosso lado na escuridão, acariciando-nos o cabelo enquanto dormimos. Abraça-se aos nossos ossos, apertando tanto que quase não consegues respirar. Deixa-nos mentiras no coração, deita-se a nosso lado à noite, suga-nos a luz de cada canto. É uma companhia constante, apertando a nossa mão apenas para nos puxar para baixo quando tentamos levantar-nos." (pág. 106)

0 Comentarios