Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente - novela gráfica, Gil Vicente e André F. Morgado

Vicente, Gil e Morgado André F. (2024). Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente. Lisboa: Levoir.

Nº de páginas: 64
Início da leitura: 16 de março
Fim da leitura: 17 de março

**SINOPSE**
"Inês Pereira é uma jovem caprichosa, ambiciosa e emancipada, sabe ler e escrever, procura um marido que a faça feliz não ouvindo os concelhos que a mãe lhe dá, não quer ter uma vida submissa, acabando por se casar com o homem que quer, mas fica desencantada e desiludida, transformando-se na esposa infiel do segundo marido.

A Farsa de Inês Pereira ilustra o ditado "antes quero burro que me leve que cavalo que me derrube", de forma bastante caricata e viva."
Esta Banda desenhada respeita a obra de Gil Vicente e mostra-se arrojada em termos gráficos, permitindo recordar uma obra emblemática do autor, que a escreveu para provar aos que levantavam falsos testemunhos sobre a originalidade da sua obra, através de um tópico que lhe fora indicado: "Mais vale asno que me carregue, que cavalo que me derrube.
Sendo uma farsa, há imensos momentos de ironia, que nos fazem rir. Porém, a par disso, reflete sobre temas importantes, como a tensão entre o Portugal velho (sociedade agrária) e os que viviam o Portugal novo (orientado para o comércio e para as ilusões de riqueza) e o conflito geracional entre mãe e filha.
Ainda assim, poderia ter sido alvo de uma revisão mais cuidada. Um dos balões de fala está apontado para uma personagem à qual não corresponde a fala e há gralhas no dossiê final, que não deviam constar. A pressa em lançar um novo título nem sempre é amiga da perfeição e era evitável.

0 Comentarios