Não Me Esqueças, Alix Garin

 Garin, Alix (2023). Não Me Esqueças. Alfragide: Edições ASA II.


Tradução: Helena Guimarães
Nº de páginas: 224 páginas
Início da leitura: 24/03
Fim da leitura: 25/03

**SINOPSE**
"«Marie-Louise, dá um beijo ao mar, por mim. » ALIX GARIN
Foi a última coisa que a minha mãe me disse.
- Sabe o que mais, avó? E se lá fôssemos mesmo?

A avó de Clémence sofre da doença de Alzheimer. Perante o seu desespero, Clémence toma a decisão de tirar o lar e de levar numa viagem em busca da casa hipotética de sua infância. Uma fuga, uma busca, uma insanidade, uma oportunidade para se reencontrar. A menos que tudo seja, afinal, uma despedida..."
Esta é uma novela gráfica doce e, ao mesmo tempo, muito nostálgica. 
Após várias tentativas de fuga do Lar por parte da avó de Clémence, supostamente para regressar a sua casa, onde estariam "os pais dela", preocupados com a sua ausência (a avó tem Alzheimer), Laurence decide levar a avó até à sua terra. Esta viagem preenche praticamente toda a narrativa e é uma viagem "de amor" entre avó e neta, mesmo que, na maior parte dos momentos a avó não se recorde dela. É, ainda, uma viagem ao passado delas, às memórias que esse passado encerra. Confesso que me comoveu, pela forma doce como é abordado um tema tão duro. Gostei das ilustrações e recomendo muito!

0 Comentarios