O Segredo da Minha Irmã, Diane Chamberlain

Chamberlain, Diane (2015). O Segredo da Minha Irmã. Braga: TopSeller.
384 páginas
Início da leitura: 18/05/2020
Fim da leitura: 21/05/2020


O Segredo da Minha Irmã é um livro com uma capa belíssima, escrito por Diane Chamberlain, traduzido por Maria do Carmo Figueira. É um livro que nos prende desde a primeira página, em que a ação decorre, com efeito, a um ritmo surpreendente, sem momentos mortos e, por isso mesmo, foi possível, em 4 dias, ao deitar, ler as suas 384 páginas.  
Riley, após a morte do pai, regressa a casa dos pais, para organizar, dividir e vender os bens. Depois da leitura do testamento, apercebe-se que o pai tem outros herdeiros. Começa então a descobrir que nada sabia sobre a sua família. Desconhecia que o pai vivia com a suposta melhor amiga da mãe, desconhecia as circunstâncias do suicídio da irmã, quando ela tinha ainda dois anos, ou até mesmo se se tinha suicidado, desconhecia que era adotada. Tantas vão sendo as revelações ao longo da história, que vai ser impossível não pensar sempre “vou ler só mais um capítulo!”.
Até personagens como a amiga da mãe, Jeannie, nos vai surpreendendo e prendendo ao longo da história. No início, é difícil simpatizar com ela, porque Riley também não gosta dela e ela surge de rompante na sua vida, intrometendo-se e invadindo a casa, como se fosse dela (ainda). Acontece que Riley desconhece o que está por trás das atitudes de Jeannie, o que esconde, porque tem determinadas atitudes que ela não compreende e não gosta. Outras personagens, com quem Riley simpatiza inicialmente, tal como Verniece Kyle, esposa de Tom, acabam por surpreender pela negativa, o que nos mostra que “quem vê caras não vê corações”. 
A partir da segunda parte do livro, capítulo 17, vão sendo narradas quase alternadamente as histórias de Riley e do irmão Danny e a de Lisa, agora Jade, o que torna ainda mais estimulante a leitura, pois, quando queremos saber como acaba um determinado episódio, surge a outra personagem, também ela com uma história que nos prende e, só no fim de cada história, é retomada a outra. É, portanto, impossível não ficar preso ao livro.
Aconselho vivamente a descobrir O Segredo da Minha Irmã de Diane Chamberlain com a leitura deste livro magnífico.

0 Comentarios