Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa


Schmitt, Eric-Emmanuel (2013). Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa. Barcarena: Marcador.
Páginas: 104
Leitura iniciada em 25-05-2020
Leitura terminada em 25-05-2020

Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa é um livro escrito por Eric-Emmanuel Schmitt, traduzido por Ivone de Moura e Lídia Franco. É um livro enternecedor, que nos comove e, ao mesmo tempo, transmite uma mensagem dura de uma forma tão suave que a dor é amenizada e, muitas vezes, damos por nós a sorrir.
Óscar é um menino de dez anos, que sofre de uma doença terminal oncológica e a cuja vida, uma senhora de idade, de bata-cor-de-rosa, que faz voluntariado na ala pediátrica, enriquece, dando-lhe mais sentido e amenizando-a. São muito interessantes as conversas entre eles.
Óscar reage mal com os pais, porque não lhe falam do problema dele, optando por lhe levar presentes e entreterem-se com eles, em vez de conversarem sobre as suas dores e dúvidas. Revolta-se mesmo com eles, não entende que a dor deles não lhes permite falar sobre o assunto. A Senhora Cor-de-Rosa, a quem chama de vovó, é a única que o ouve, que lhe faz propostas boas que lhe permitem viver o melhor possível o tempo que ainda tem de vida. Explica-lhe muitas coisas. Conta-lhe histórias dos tempos em que seria lutadora de Wrestling. Aconselha-o a escrever a Deus, o que ele inicialmente recusa, acabando por aceitar. São estas cartas a Deus, nas quais pode fazer um pedido por dia, que nada tem de material, mas de interior, que temos a oportunidade de ler, de saber tudo o que lhe vai na alma.
E quando Óscar pensa que gostaria de fazer algo, mas que não deve, não pode, a Senhora Cor-de-Rosa lá está para desmistificar tudo e desmistificar até a sua própria idade. A idade que temos pode ser a correspondente à que vivemos e não à que realmente temos e que a vida deve ser encarada como um presente. Uma lição de vida que convido todos a lerem e a aprenderem com ela. Como eu gostaria de ter uma Senhora Cor-de-Rosa na minha vida!
                                                                                                              Célia Gil

0 Comentarios