As Histórias Que Não Se contam, Susana Piedade


Piedade, Susana (2016). As Histórias Que Não Se Contam. Alfragide: Oficina do Livro.
Páginas: 344
Leitura iniciada em 26-05-2020
Leitura terminada em 29-05-2020


    As Histórias Que Não Se Contam é um romance de Susana Piedade, finalista do Prémio LeYa.
    Com constantes diálogos e monólogos, as personagens irrompem pela história, dominando-a com a sua força e personalidade. Imparável, até mesmo quando refletem sobre as suas próprias vidas. O ideal é lê-lo de seguida, ou corremos o risco de nos perder e de termos de voltar atrás para nos voltarmos a situar.

    Três mulheres. Cada uma com o seu problema/dilema de vida.
    Ana perdeu o companheiro para uma doença que o levou demasiado cedo e de forma inesperada. Está afundada no seu luto e na sua tristeza.
    Isabel perdeu o filho, atropelado à saída do infantário, num dia de chuva. Mergulha numa depressão profunda e culpabiliza-se por ter chegado atrasada ao infantário.
    Marta é vítima de violência doméstica. Passa anos a ser a “Jerry” numa relação com “Tom”, que lhe absorve a vida. Sempre a ter de medir gestos, palavras, horários. Sem poder ter vida própria, amigas. Controlada ao máximo. E, ainda assim, espancada diariamente. Sempre a dar mais uma hipótese a quem julga ainda amar, mesmo quando descobre a arma que ele guarda numa caixa. Ou um ou outro, não é o que sempre acontece nestas situações?
    Há um momento em que as vidas destas três vítimas se cruzam e os problemas unem-nas e tornam-nas mais fortes. E mais não digo, porque são histórias que não se contam, mas que surpreendem!
                                                                                            Célia Gil

1 Comentarios