O Menino de Cabul, Khaled Hosseini

 Hosseini, Khaled (2013). O Menino de Cabul. Barcarena: Editorial Presença.


Nº de páginas: 336

Início da leitura: 10-08-2020

Término da leitura: 17-08-2020

O Menino de Cabul é um livro escrito por Khaled Hosseini e traduzido por Sofia Gomes. É um livro recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o ensino secundário.

Apesar de uma temática dura, a forma como o autor escreve é comovedora e ternurenta. Os sentimentos suscitados são de extremos. Deliciamo-nos com a beleza das paisagens descritas (que, infelizmente, já não passam de memórias, uma vez que já não existem), sofremos com realidades que nos esmagam, arrepiamo-nos e revoltamo-nos com a maldade humana, comprazemo-nos com as pequenas conquistas e aprendizagens da própria vida.

O narrador é Amir, um jovem afegão, que tudo fazia para agradar ao pai, um mercador rico de Cabul e que desejava ganhar o concurso de lançamento de papagaios apenas para lhe agradar. Amir frequenta a escola, lê muito e escreve. Em determinadas circunstâncias, mostra-se mimado, egoísta e cobarde em relação ao melhor amigo, Hassan. Esse facto marcá-lo-á para sempre e massacrá-lo-á. Alguma vez seria capaz de se perdoar?

Hassan era um hazara que servia Amir e era uma criança de estatuto social inferior, mas de um grande coração, leal, franco e sempre disposto a esconder as “asneiras” de Amir.

No entanto, há um passado em comum que unirá para sempre estes dois jovens, um passado que se tornará fundamental para um futuro de paz, de perdão, de reconciliação. Mas, serão eles capazes de ultrapassar a traição? Terão direito a uma segunda oportunidade?

E quando parece que as personagens conseguem vir à tona, há mais um obstáculo a contornar, uma necessidade muito grande de resiliência, de nunca desistir e de procurar sempre a felicidade.

Muitas são as frases que realçaria como belas e moralizantes. Porém, deixo apenas um exemplo:

“Só há um pecado. O roubo…Quando dizes uma mentira, estás a roubar a alguém o direito de saber a verdade” (pág. 208).

 

***** estrelas


                                                                                                    Célia Gil

0 Comentarios