Uma Prece ao Mar, Khaled Hosseini

Hosseini, Khaled (2018). Uma Prece ao Mar. Barcarena: Editorial Presença.


Início da leitura: 30/08/2030

Fim da leitura: 30/08/2020

Uma Prece ao Mar é um pequeno livro escrito por Khaled Hosseini, maravilhosamente ilustrado por Dan Williams e traduzido por Manuela Madureira.

O escritor inspirou-se na história de um menino sírio de 3 anos, Alan Kurdi, que morreu no mar Mediterrâneo quando fugia com a família, em busca de um porto de abrigo na Europa. É também dedicado a milhares de refugiados que morreram ao fugirem da guerra e da perseguição nos seus países.

Narrado de uma forma poética, em que as imagens valem por muitas palavras, este é um livro enternecedor, que facilmente nos faz chorar.

Conta a história de um pai que, enquanto espera o barco que lhes poderá devolver a esperança, vai embalando o filho e reconfortando-o com histórias da sua própria infância feliz, quando se divertia a ser criança com os irmãos na casa de quinta do avô. 





Mas o balido das cabras, o som dos tachos da avó, o ar fresco e o sol, as frutas, as flores, os passeios do filho com a mãe, o som das represas e regatos, os passeios pelas mesquitas repletas de vida de Homs, deram lugar aos protestos, ao cerco, às bombas, à fome, aos funerais, aos escombros de um passado que ruiu. 





Na praia escura e fria, aguardam um barco que os possa salvar. Este pai sente-se dilacerado pela fé que o filho deposita nele e resta-lhe apenas rezar pela "carga mais preciosa de sempre", que a embarcação transportará, o filho.




É impossível não se ficar comovido, não sofrer com este pai. Tão lindos os sentimentos numa realidade tão dura e cruel.

⭐⭐⭐⭐⭐ Estrelas.

                                            Célia Gil


0 Comentarios