A Coragem de Cilka, Heather Morris

 Morris, Heather (2020). A Coragem de Cilka. Barcarena: Editorial Presença.


Nº de páginas: 352

Início da leitura: 02-08-2020

Término da leitura: 06-08-2020

A Coragem de Cilka é um livro escrito Heather Morris e traduzido por Miguel Romeira.

Supostamente, é baseado numa história verídica. E digo supostamente, pois li notícias que davam conta de que a autora estava a ser alvo de processo judicial nos EUA, pelo enteado de Cecilia Kovachova, uma sobrevivente do Holocausto que terá inspirado a protagonista do livro Cilka Klein, o qual afirma que ela nunca foi uma escrava sexual. Ainda assim, Cilka representa todas as mulheres que o foram.

Neste livro, é-nos narrada a história de uma jovem judia de 16 anos que sobrevive a Auschwitz-Birkenau, onde se torna alvo de obsessão de Johann Schwarzhube, comandante de Auschwitz, que faz dela sua escrava sexual. Ao sair do campo de concentração, com 19 anos, é condenada e acusada de ter colaborado com os nazis, sendo enviada para um campo de trabalhos forçados em Vorkuta, na Sibéria, no qual, mais uma vez, é posta à prova a sua coragem e vontade de sobreviver.

Uma líder nata, depressa conquista a admiração das colegas de quarto. Mas o passado acompanha-a em pesadelos de que não se consegue livrar.

Até onde iria a coragem de Cilka? O que estaria disposta a fazer para sobreviver? Teria ainda direito à felicidade, após tudo por que passou?

Deixo o convite para lerem A Coragem de Cilka e lembro que choca, embate, mas é um momento da história da humanidade que não deve nem pode ser esquecido. É impensável ser repetido!

0 Comentarios