Almas Cinzentas, Philippe Claudel

 Claudel, Philippe (2004). Almas Cinzentas. Lisboa: ASA Editores Lda.

Nº de páginas: 192

Início da leitura: 07-08-2020

Término da leitura: 09-08-2020

Almas Cinzentas é um livro escrito por Philippe Claudel e traduzido do francês por Isabel ST. Aubyn. Philippe Claudel nasceu em Lorena, em 1962 e este romance ganhou o Prémio Renaudot em 2003.

Almas Cinzentas constitui uma metáfora da alma humana, uma vez que esta não é propriamente linear, está muitas vezes entre o preto e o branco, o mal e o bem. É nesse limiar cinzento que vive a alma humana.

É um romance duro, muito bem escrito, sobre mistérios que nunca se chegam a perceber, porque nem tudo tem de ser explicado, nem tudo tem explicação, entre o lado certo e o errado há uma linha tão ténue e fácil de transpor… Como nos é dito no livro “…o mal não é mais do que uma ideia e a dor uma efabulação da alma” (pág. 131).

Tudo se passa numa pequena povoação, Lorena, onde é encontrado o cadáver de uma menina de dez anos. O assassinato é atribuído a um jovem desertor que é executado, ainda que haja uma testemunha que terá presenciado um encontro da criança com outra personagem.

Este romance acaba por extrapolar todos os estereótipos em relação ao perfil dos criminosos. Decorre toda em torno de um inquérito sobre um crime, a dor do narrador e dos próprios homens, numa tentativa de entender a alma humana. Até que ponto podemos ou estamos aptos a julgar os outros?

Adorei esta incursão pela alma humana, que convida à introspeção, à reflexão sobre nós próprios, a nossa existência, os nossos princípios, medos, angústias.

É incrível como se pode falar de um crime hediondo numa linguagem simples, bonita, quase poética! Aconselho vivamente.

***** estrelas

1 Comentarios

  1. Entre outros, esse livro veio parar às minhas mãos esta semana e depois de ler as sinopses de cada um (todos dentro do mesmo género) decidi que esse seria o primeiro a ser lido. Agora que li a sua opinião, mais me convenço que foi uma boa decisão. Vamos ver qual será o resultado.
    urmystars.blogspot.com

    ResponderEliminar