Noite de Estrelas Sonhos Inquietos, Henn Kim

Kim, Henn (2021). Noite de Estrelas Sonhos Inquietos. Alfragide: Lua de Papel.


Poesia Visual – edição bilingue

Tradução: João Carlos Silva

Nº de páginas: 304

Início da leitura: 13/01/2022

Fim da leitura: 14/01/2022

**SINOPSE**

quem és tu, quando estás só?

Algumas emoções não cabem em palavras. Como a solidão,
a tristeza, a saudade, o amor. Algumas imagens contam histórias, escavam fundo no coração, ilustram tudo o que não conseguimos exprimir.

quem me dera fazer parte do teu mundo

Para a artista coreana Henn Kim, a escrita nunca foi suficiente. Por isso criou este livro, feito de imagens com legendas sobre o trauma, a perda, encontros e separações. Não são poemas. É poesia visual.

"Uma combinação intoxicante de realismo e surrealismo."

>Creative Review

**OPINIÃO**

Que livro maravilhoso! Há imagens que falam, de facto, por mil palavras. Esta poesia visual comunica por si só. As palavras surgem a complementar a mensagem que as imagens transmitem. São várias as emoções, os estados de alma, as situações quotidianas representadas nas imagens, onde a mulher é a protagonista, complementadas por versos que partem de canções, de frases feitas e expressões do dia-a-dia. E o facto de ser bilingue, torna o texto ainda mais interessante. Curiosamente, em algumas das imagens, penso que a expressão em inglês é a que se ajusta melhor e que, muitas vezes, não é fácil de traduzir. Mas louvo a tradução feita.

É um livro que aconselho a quem gosta de poesia e tem sensibilidade para a leitura de imagens.

É um livro delicioso, que consegue comunicar sentimentos de forma artística, sem deixar de ser simples e direto, muitas vezes duro, onde é possível revermo-nos, identificar as emoções recônditas que nos atormentam. É um desnudar de emoções, muitas que ficam guardadas dentro de nós e que muitas vezes não se exteriorizam. É um livro para refletir, quase um autorretrato da alma, despido de preconceitos e com um humor muito peculiar.

É daqueles livros onde voltarei várias vezes, disso tenho a certeza!

0 Comentarios