Gallo, Rafael (2023). Dor Fantasma. Porto: Porto Editora.
Nº de páginas: 280
Início da leitura: 07/06/2023
Fim da leitura: 09/06/2023
**SINOPSE**
Rômulo Castelo, um pianista virtuoso, dedica-se inteiramente a buscar a perfeição na sua arte e, todas as manhãs, ao acordar, fecha-se na sua sala de estudos e ensaia aquela que é considerada a peça intocável de Liszt, o Rondeau Fantastique. Em breve, Rômulo irá oferecê-la ao mundo, numa tournée pela Europa que o sagrará como o maior intérprete daquele compositor. A vida, porém, tem outros planos e, de um dia para o outro, Rómulo vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo.
Um livro simplesmente fabuloso. Não admira que tenha sido contemplado com o Prémio José Saramago 2022.
Muito bem escrito, com uma linguagem elegante e muito expressiva, Rafael envolve-nos, desde o início, nesta história tão pungente quanto bela.
Rômulo Castelo, o protagonista, é um pianista que prepara a sua grande audição, de forma severa, e, mais do que disciplinada, diria mesmo obcecada. O pai, em criança, preparara-o para isso, imprimira-lhe horários severos, uma total dedicação ao piano, educação essa que, mais tarde, veio a influenciar a sua personalidade. Em tudo o que faz, procura a perfeição. Mas, a vida nem sempre é assim tão perfeita, a realidade é, na maior parte das vezes, dolorosa. E esta personagem tão dura, tão obcecada com os seus objetivos, vai-se desligando do mundo real, vai deixando de acompanhar tudo o que considera medíocre (como o filho, cuja deficiência ele não tolera). E, se ele está disposto a tudo para conseguir o sucesso na tournée que fará pela Europa, a vida decide trocar-lhe as voltas. Será ele capaz de enfrentar o embate com uma realidade que não corresponde aos seus projetos de vida? Pois, só lendo saberão. E aconselho muito, mesmo muito!
divulgação - leituras
divulgação de livros
motivação para a leitura
opinião
resenha
sugestões de leitura
0 Comentarios