Mulheres, Carol Rossetti

 Rossetti, Carol (2016). Mulheres Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade. S. Pedro do Estoril: Chá das Cinco.


Nº de páginas: 160
Início da leitura: 06/10/2023
Fim da leitura: 08/10/2023

**SINOPSE**
"Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, ministras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas. Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, muçulmanas. Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos.

Existem mulheres que têm vergonha de partilhar as suas escolhas por medo de serem julgadas. E existem mulheres que discordam de tudo o que eu disse até aqui. Cada Mulher tem a sua própria história, e acredito que todas merecem ser ouvidas e representadas. A minha abordagem será abrangente, convidando todos os que partilhem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano. Pode entrar, sente-se onde quiser, tome um café. Estão todos convidados. - Carol Rossetti."

Agradeço, desde já, à amiga que me emprestou este livro, que está esgotado, pela oportunidade que me deu de o ler. É um livro repleto de ilustrações lindíssimas de mulheres, seguindo esta ordem: corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes. Algumas inspiradas em mulheres reais, outras inspiradas em muitas mulheres que, na realidade, sofrem com os estigmas que a sociedade teima em manter. São acompanhadas pela descrição que a sociedade faz delas e por uma mensagem de incentivo para se libertarem dessas amarras e serem livres de fazerem o que bem entendem com o corpo e com a mente. Este é um pequeno livro com mensagens com que as mulheres, em alguma situação, se identificam, com os julgamentos públicos a que foram e continuam sujeitas. Recomendo!

0 Comentarios