A Quinta Estação, Mons Kallentoft

 Kallentoft, Mons (2016). A Quinta Estação. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Tradução: Ricardo Gonçalves

Nº de páginas: 504

Início da leitura: 06/10/2023

Fim da leitura: 12/10/2023


**SINOPSE**

"A QUINTA ESTAÇÃO é o quinto volume da série do autor sueco Mons kallentoft, iniciada em Sangue Vermelho em Campo de Neve, que descreve a trajetória pessoal e profissional da inspetora Malin Fors.

A QUINTA ESTAÇÃO é o tão esperado volume que vem resolver por fim o mistério sobre Maria Murval, a jovem assistente social condenada a viver numa clínica psiquiátrica depois de ter sido violentamente agredida, violentada e encontrada em estado grave numa floresta da Suécia.

Em A QUINTA ESTAÇÃO, em que inverno, verão, outono e primavera se fundem, Malin Fors leva por fim a sua obsessão sobre Maria Murval às últimas consequências para desvendar um caso que há muito a intrigava."
Li o primeiro romance policial desta série (de cinco livros) e, agora, este. Gosto muito da forma como Mons escreve, como nos capta a atenção e nos mantém embrenhados na história a acompanhar a inspetora Malin Fors na resolução deste caso tão macabro centrado na jovem Maria Murval, que fora brutalmente violada e agredida. É possível sentir marcas de subjetividade por parte do narrador, no seu quase apelo para que todos os homens que violam as mulheres tenham o merecido castigo, na utilização que faz da voz de mulheres mortas a incitar a resolução do caso. É com angústia e com o mesmo desejo, que lemos este livro e sentimos a necessidade imperiosa de pôr termo a todas as situações vivenciadas pelas personagens femininas. 

A par do crime, temos a história pessoal da inspetora, que vamos conhecendo melhor - o divórcio, a filha adolescente com a qual não se consegue relacionar, o alcoolismo, a nova relação, o desejo do companheiro de terem um filho...
Se bem que, em alguns momentos, me pareça que se prolongou a investigação, tornando-se algo repetitivo, gostei e lê-se muito bem!

0 Comentarios