Os Mistérios do Restaurante Kamogawa, Hisashi Kashiwai

 Kashiwai, Hisashi (2023). Os Mistérios do Restaurante Kamogawa. Lisboa: Topseller.

Tradução: André Pinto Teixeira

Nº de páginas: 208

Início da leitura: 14/10/2023

Fim da leitura: 15/10/2023

**SINOPSE**

"Numa sossegada rua de Quioto, longe de olhares curiosos, existe um restaurante muito especial: gerido por Nagare Kamogawa e a sua filha, Koishi, o restaurante Kamogawa serve aos seus clientes deliciosas refeições que, de outro modo, só se encontrariam em estabelecimentos de luxo. Esse, no entanto, não é o único motivo para passar por lá…

Pai e filha são também detetives de comida: através das suas perspicazes investigações, são capazes de recriar pratos que os clientes provaram no passado, pratos esses que, tantas vezes, guardam a chave de memórias antigas. Do viúvo que persegue uma receita específica de udon que a sua mulher cozinhava, ao tonkatsu de um primeiro amor, as receitas perdidas que a dupla Kamogawa resgatam são mais do que uma ponte até ao passado: são a possibilidade de um futuro mais feliz.

 Uma celebração das memórias, da boa companhia e do poder de uma refeição deliciosa."
Um livro deliciosamente bem escrito! Começa por nos transportar para Quioto, numa rua tranquila e discreta, onde um restaurante, gerido por pai e filha, faz as delícias dos que procuram recuperar as suas histórias antigas, os pratos que marcaram momentos da sua vida e, por alguma razão, ficaram presos na memória. Com uma cumplicidade indescritível, a filha, regista todos os pormenores das histórias contadas pelos comensais que pretendem recuperar receitas do seu passado. O pai, empreende, então uma busca incansável por esses ingredientes que conseguirão transportar os seus clientes para os momentos passados. São, realmente, detetives de comida. Conseguirão eles corresponder a todas as solicitações? E se o restaurante discreto não é publicitado em lado nenhum, como conseguem descobri-lo? Recomendo vivamente!

0 Comentarios