Menina de Ouro, Chris Cleave

Cleave, Chris (2013). Menina de Ouro. Alfragide: Edições ASA.

Tradução: Elsa T. S. Vieira

Nº de páginas: 368

Início da leitura: 02/07/2022

Fim da leitura: 03/07/2022

**SINOPSE**

É difícil encontrar palavras para descrever a EMOÇÃO que os livros de Chris Cleave despertam. Os seus enredos são apenas uma parte da HISTÓRIA. Mais importante é a forma como tocam o leitor. E isso é ÚNICO e irrepetível.

Menina de Ouro é sobre os limites do AMOR. Sobre as nossas LUTAS diárias. Sobre o conflito entre os nossos DESEJOS e a realidade. Conheça Kate e Zoe. Duas mulheres brilhantes com um SONHO que apenas uma poderá realizar. Conheça também Sophie. Uma criança dotada de uma sensibilidade rara, que luta entre a VIDA e a morte.

Estão unidas por um SEGREDO. Delas se exige uma ESCOLHA. No momento mais importante das suas vidas, uma delas terá de fazer o derradeiro SACRIFÍCIO.

Menina de Ouro é sobre o que significa ser HUMANO, mas também sobre o que nos permite a todos, de diferentes formas, atingir o EXTRAORDINÁRIO.

Um livro muito bom, com uma boa premissa, bem escrito, com personagens que não nos deixam indiferentes, comovente e cativante.

A história vai cruzando vários tempos da narrativa. As analepses permitem-nos ficar a conhecer melhor as personagens, as suas motivações e decisões, em virtude de tudo o que o passado fez delas.

Esta é a história do que motiva três amigos ciclistas de alta competição (Kate, Zoe e Jack) a ultrapassarem os seus limites em cada prova, ainda que, muitas vezes, fosse mais fácil se não fossem amigos ou não tivessem de competir entre si. A competição traz muitas vezes à tona o que de pior uma pessoa tem e é. E há erros, más decisões, que advêm de uma obsessão pela vitória, que poderão levar a comportamentos e atitudes incontornáveis e irreversíveis.

A personagem que, quanto a mim, é a grande protagonista da história é Sophie, uma menina de oito anos, “filha” de Kate e Jack, porque, apesar de sofrer com os tratamentos de quimioterapia, que faz para tentar combater uma leucemia, tem a força de vontade e a coragem para nunca deixar transparecer o seu verdadeiro sofrimento e não deixar os pais tristes.

E muito mais haveria a dizer. Deixo todos os momentos que mais me comoveram para serem descobertos por novos leitores, que, com certeza, não ficarão indiferentes. Aconselho a leitura.

0 Comentarios