Filho, Alejandro Palomas

Palomas, Alejandro (2017). Filho. Lisboa: Editorial Presença.

Tradução: Catarina Gândara

Nº de páginas: 184

Início da leitura: 26/07/2022

Fim da leitura: 26/97/2022

SINOPSE

Guille é um rapazinho introvertido mas feliz, sempre com um sorriso nos lábios. Gosta muito de ler, é uma criança hipersensível e com uma grande imaginação. Nazia é a sua única amiga. Vive sozinho com o pai, Manuel, desde que a mãe se ausentou para trabalhar numa companhia saudita, tendo desde então perdido o contacto com ela.

Mas por trás de uma aparente tranquilidade esconde-se um mundo perturbado, frágil que nem um castelo de cartas, com um mistério por resolver. Na escola apercebem-se de que algo de estranho se passa com Guille e dá-se início a sessões de acompanhamento psicológico. E quando descobrem o que está na ponta do icebergue, convencem Manuel, que tem dificuldades em lidar com a hipersensibilidade do filho, a enfrentar a realidade e rumar até um futuro melhor.

Um romance comovente, que respira sentimento e ternura, e com um mistério surpreendente por descobrir. Um livro de leitura obrigatória que vai agradar tanto a jovens como a adultos. Do autor do bestseller Mãe, também publicado nesta coleção.

Desde o início da história que fiquei irremediavelmente presa. De forma muito bem articulada e doce, a narração vai sendo feita e intercalada por personagens diferentes: Guille (uma criança, que se mudara para uma nova escola e que sonha em ser como a Mary Poppins, que imita às escondidas do pai), Sonia (a nova professora, atenta e preocupada com o que se oculta na personalidade do sensível Guille), María (a psicóloga a quem a professora recorreu para analisar Guille, que acaba por conseguir que ele se vá progressivamente abrindo, ainda que permaneça, até ao final da história, um grande mistério). O pai de Guille é alguém que este vê como duro, inflexível, mas que, ao mesmo tempo, Guille vê chorar todas as noites. A mãe, supostamente uma hospedeira de bordo, estará longe e “vai enviando cartas” a Guille. Mas este é uma criança muito inteligente… E mais não posso revelar. Só posso afiançar que é uma novela fantástica e que vale a pena ser lido.

0 Comentarios