Pura Coincidência, Renée Knight

Knight, Renée (2016). Pura Coincidência. Lisboa: Suma das Letras.

Tradução: Isabel Veríssimo

Nº de páginas: 304

Início da leitura: 09/07/2022

Fim da leitura: 09/07/2022

**SINOPSE**

E se de repente se apercebesse de que é o protagonista do aterrador romance que está a ler? Catherine tem uma boa vida: goza de grande sucesso na profissão, é casada e tem um filho. Certa noite, encontra na sua mesa-de-cabeceira um livro de título O perfeito desconhecido.

 

Com uma excelente premissa, Pura Coincidência corresponde, com efeito, às expetativas iniciais. A escrita é elegante e envolvente, ainda que a tradução e revisão pudessem ter sido mais cuidadosas.

A narrativa vai alternando entre momentos diferentes: o verão de 1993 e o verão de 2013, com algumas incursões por outros momentos fulcrais na narrativa. Em 2013, o casal Catherine e Robert levam uma vida perfeitamente normal. O filho, Nicholas, acabara de se emancipar indo viver sozinho.

Tudo começa quando Catherine descobre e começa a ler um livro que não se lembra de ter comprado – O Perfeito Desconhecido. À medida que o vai lendo, apercebe-se de que aquele livro traz à tona memórias que gostaria de ver esquecidas. Mas como pode aquele livro ser sobre a sua vida? Questiona o marido sobre o livro, mas também Robert não o reconhece. Quando, mais tarde, questiona o filho, este diz-lhe que já o lera, mas que aquele não era o seu, pois tinha um igual em casa. Então, como fora aquele livro parar a casa deles? Desenvolve-se um misto de repulsa e atração pela história contada, em que a protagonista se reconhece, o que a leva a temer pelo fim trágico que poderá antecipar a sua própria tragédia.

Mas quem lhes terá enviado o livro? E ainda pior: quem escrevera um livro sobre Catherine? E com que intenção?

A partir daqui, temos as memórias de um verão de 1993, que estariam aparentemente adormecidas na mente de Catherine e que esta pensava não terem sido presenciadas pelo filho, no momento em que, numas férias em Espanha, o marido tivera de regressar mais cedo, deixando-os sozinhos.

Emocionante e empolgante até ao fim, este é um thriller psicológico que os apreciadores do género não podem deixar de ler.

0 Comentarios