História de uma Baleia Branca, Luis Sepúlveda

 Sepúlveda, Luis (2019). História de uma Baleia Branca. Porto: Porto Editora.

Nº de páginas: 136

Início da leitura: 18/02/2023

Fim da leitura: 18/02/2023

**SINOPSE**

"De uma concha apanhada por uma criança numa praia chilena, ao Sul do Mundo, uma voz se eleva, cheia de lembranças e sabedoria. É a voz da baleia branca, o mítico animal que durante décadas tem guardado as águas que separam a costa de uma ilha sagrada para os povos nativos daquele lugar, o Povo do Mar. O cachalote da cor da lua, a maior das criaturas do oceano, conheceu a imensa solidão e a imensa profundidade do abismo e dedicou a sua vida a cumprir fielmente a tarefa misteriosa que lhe foi confiada por um cachalote-ancião, resultado de um pacto há muito tempo estabelecido entre baleias e marinheiros. Para cumpri-lo, a grande baleia branca teve de proteger aquele mar de outros homens, estranhos, que com os seus navios ali chegavam para tirar tudo sem respeitar nada.

Foram sempre eles, os baleeiros, a contar a história da temida baleia branca, mas agora é chegado o momento de ouvirmos a sua voz na velha língua do mar." [Porto Editora]
Como é bom ler Sepúlveda! E esta pequena fábula é simplesmente maravilhosa! Conta-nos da ligação que, há muitos anos atrás, existia entre a baleia e o homem e de como o homem conseguiu, com a sua ambição desmedida, destruir essa ligação. É interessante percebermos esta relação, tentarmos perceber, na perspetiva da baleia enquanto narrador, o que poderia levar uma baleia a afundar o navio Essex. A crueldade e ambição do homem fazem com que nada o detenha, nem que para isso tenha de sacrificar algo ou alguém. Como nos diz esta baleia, a primeira vez em que viu os homens a lutarem: "Parece que os homens são a única espécie que ataca os seus semelhantes...".
Que cada humano colha desta fábula o exemplo da baleia cor de lua: a amizade, o espírito de sacrifício, a resiliência...Recomendo muito a sua leitura!

0 Comentarios