As Mulheres no Castelo, Jessica Shattuck

Shattuck, Jessica (2017). As Mulheres no Castelo. Lisboa: Planeta Manuscrito.

Número de páginas: 360

Início da leitura: 05/02/2023

Fim da leitura: 10/02/2023

**SINOPSE **

"Baseado numa história verídica.
Na guerra fizeram escolhas impossíveis, agora têm de viver com elas.

Três mulheres, assombradas pelo passado. Marianne von Lingenfels volta ao castelo abandonado, dos antepassados do marido.
Para cumprir a promessa que fez aos corajosos companheiros do marido: encontrar e proteger as suas mulheres no meio das cinzas da derrota da Alemanha nazi.

Um livro com uma pesquisa histórica rigorosa e que oferece um novo olhar e novas realidades da Segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais lidos da nossa história."

Escolhi ler este livro, porque me pareceu mais tranquilo e, depois da leitura anterior, "Fome", precisava de algo mais leve. Confesso que não tive uma relação muito fácil com o livro, porque me senti, em vários momentos, pela quantidade de personagens em torno das protagonistas, um pouco perdida, tendo, por várias vezes, de recuar para apanhar o fio à meada. Pensei que estas mulheres, no castelo, pudessem, de alguma forma, ter um papel mais representativo na II Guerra e no pós guerra. Esperava mais delas, pelas próprias qualidades que lhes vão sendo atribuídas. Depois, alguns erros de português impediram-me de a usufruir em plenitude. Digamos que fui arrastando a leitura, tendo sido um dos livros que, ultimamente, mais tempo me demorou a ler.
A premissa é muito boa, mas o resultado final não foi exatamente o que eu esperava. Carece de personagens mais intensas, que nos fosse permitido conhecer melhor através de uma visão omnisciente do narrador. A forma vaga como são retratadas, esvazia-as um pouco da personalidade que eu tinha idealizado na minha mente.

0 Comentarios