Mouschi, o Gato de Anne Frank, José Jorge Letria

Letria, José Jorge (2002). Mouschi, o Gato de Anne Frank. Lisboa: Edições ASA.

Nº de páginas: 38

Início e fim da leitura: 11/02/2023

**SINOPSE**

Mouschi existiu realmente e foi levado para o anexo por Peter van Pels, um jovem companheiro de cativeiro de Anne Frank. O dia-a-dia no anexo, a rotina de um grupo de pessoas refugiadas do terror nazi e a esperança numa libertação que acabou por não chegar, são assim contados neste livro por um animal de estimação que se transformou em testemunha singular de uma tragédia humana.

É curioso como um livro infantil nos pode dar tanto! Um pequeno livro com uma grande mensagem. Este é um livro ficcional, que parte da história real contada no Diário de Anne Frank. É sobejamente conhecida a paixão do autor por animais e é extremamente interessante a perspetiva deste acontecimento real, contado ficcionalmente pelo gato de Anne Frank, deixando também o gato a sua visão deste acontecimento tão triste da história mundial. Ao mesmo tempo, é de uma ternura e de uma sensibilidade incríveis, o que permite explicar aos mais jovens acontecimentos passados na II Guerra, de uma forma que eles entendem e que convém mesmo que não esqueçam.
Não vou recontar a história, mas deixo-vos esta passagem: "Se eu soubesse chorar, mesmo transformado em personagem deste livrinho de memórias, teria sempre duas lágrimas guardadas, uma para Anne e outra para o meu amor por ela. Quem matou esta menina merece ser castigado eternamente por todas as estrelas que há no céu."
Um livro que nos enternece, nos entristece e nos comove. Recomendo muito a sua leitura!

0 Comentarios