Pearse, Sarah (2022). O Sanatório. Porto: Porto Editora.
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Nº de páginas: 416
Início da leitura:06/01/2025
Fim da leitura: 08/01/2025
**SINOPSE**
"Meio escondido na floresta e rodeado pelos picos ameaçadores das montanhas, Le Sommet sempre foi um lugar sinistro. Desde há muito objeto de rumores preocupantes, o antigo sanatório abandonado é alvo de uma intensa renovação e transformado num hotel de luxo com características singulares, recordações funestas da sua história...
Um hotel sumptuoso e isolado nos Alpes é o último lugar onde a detetive Elin Warner, ainda a recuperar de uma intensa investigação policial, deseja estar. Mas quando recebe um convite inesperado para comemorar o noivado de Isaac, o irmão de quem há muito se afastou, Elin não tem sequer a desculpa do trabalho para não aceitar. Chegou por fim o momento de ajustar contas com o passado e enfrentar memórias dolorosas.
A chegada a Le Sommet coincide com o início de uma tempestade ameaçadora, e Elin sente-se tensa – há algo no hotel que a deixa com os nervos em franja. Quando acorda na manhã seguinte e descobre que Laure, a noiva de Isaac, desapareceu sem deixar rasto, a sua inquietação aumenta ainda mais. Mas não é a única: com a tempestade a impedir todos os acessos ao hotel, os restantes hóspedes começam aos poucos a entrar em pânico.
No entanto, ainda ninguém deu conta de que houve mais desaparecimentos..."
Confesso que este livro ficou aquém das minhas expetativas, até porque o espaço onde a ação decorre, um resort que era um antigo sanatório nos Alpes Suíços, daria "pano para mangas" e considero que não se dá o devido relevo a este espaço. Ainda assim, gostei da história: um ambiente isolado, sobretudo a partir do momento em que, devido a derrocadas provocadas por fortes nevões, não pode ir ninguém ao sanatório, nem sair de lá. Torna-se, assim, um espeço fechado que, combinado com uma inspetora que está de licença por problemas num antigo caso, que se desolocou ao Sanatório para "ajudar o irmão" nos preparativos do seu casamento com Laura e a real razão que a levou até lá: confrontar o irmão com uma tragédia do passado de ambos... tudo se conjuga para mas boas horas de tensão e entretenimento, suspense e tensão. Só pecou mesmo, no meu entender, pelo que referi inicialmente. É enigmático até ao fim e nada do que se revela se deixa entrever ao longo da narrativa.
divulgação - leituras
divulgação de livros
motivação para a leitura
opinião
sugestões de leitura
thriller
0 Comentarios