Uma mulher, um voto, Alicia Palmer; ilustrações de Montse Mazorriaga

Palmer, Alicia (2024). Uma Mulher, Um Voto. Lisboa: Levoir.

Livro
Tradução: João Miguel Lameiras
Nº de páginas: 192
Início da leitura: 10/01/2025
Fim da leitura: 17/01/2025

**SINOPSE**
"Mari Luz, uma jovem da província, chega a Madrid para trabalhar como cigarreira na Real Fábrica de Tabacos. Aí conhece Justi e outras cigarreiras que lhe abrem os olhos e a introduzem na luta pelos seus direitos, incluindo o direito de voto das mulheres.

Uma Mulher, Um Voto descreve o complexo processo político através do qual as mulheres conquistaram este direito em Espanha, em 1931, bem como a personalidade e o papel desempenhado por Clara Campoamor na consciencialização política e a história pessoal de Mari Luz.

Uma Mulher, Um Voto é uma homenagem a todas as mulheres que lutaram pelo sufrágio feminino no início do século XX."
Mais uma vez manifesto o meu desagrado com os erros ortográficos que a Levoir deixa passar nos seus livros, carecendo de uma boa revisão da tradução feita. E é pena, pois este é um livro que vale a pena ler e que, apesar de ser em banda desenhada, está muito completo. Aborda temas históricos e sociais, destacando a luta das mulheres pelo direito ao voto, focando-se especialmente na importância do voto feminino como um marco na conquista da autonomia e participação política das mulheres. Gostei particularmente da história de Mari Luz, uma jovem que vai para Madrid, para trabalhar na Real Fábrica de Tabacos. Rapidamente se interessa por questões relacionadas com os direitos da mulher. A par das questões históricas, temos a vida amorosa de Mari Luz que, após engravidar, decide que não quer casar e assumir a criança sozinha. Recomendo!

0 Comentarios