Munuera, José-Luis (2022). Um Conto de Natal, Uma História de Fantasmas. Estoril: Arte de Autor.
Tradução: Jorge Colaço
Nº de páginas: 80
Início da leitura: 23/01/2025
Fim da leitura: 25/01/2025
**SINOPSE**
"Baseado no conto de Charles Dickens.
A tradição ainda é o que era?
Vivemos na era do reinício, onde regularmente os nossos heróis favoritos são reimaginados e recebem um novo começo. e quem conhece melhor os novos começos do que Scrooge? Todos sabemos qual foi a sua postura no Natal, mas Munuera pergunta-se se as coisas teriam sido diferentes se ele tivesse sido mulher.
Londres, 1843.
Todos os habitantes, tanto os mais ricos como os mais pobres, estão a preparar-se para celebrar o Natal.
Todos excepto Elizabeth Scrooge, uma mulher de negócios, rica e insensível à desgraça dos outros, bem como à atmosfera de júbilo que banha a cidade, só o trabalho e o dinheiro são importantes.
Diz-se que ela é egoísta e mesquinha. Ela prefere pensar em si própria como prática. E enquanto as festividades iluminam a cidade e os corações dos seus habitantes, Scrooge geme sobre a sua misantropia...
Uma noite, os espíritos vêm visitá-la. Levam-na com eles, para conhecer a jovem rapariga que era, alguns anos antes, quando a ganância ainda não lhe tinha comido o coração. Mas também à descoberta do que ela poderia ter-se tornado se tivesse escolhido o caminho do bem..."
Apesar de o autor partir do conto de Charles Dickens e de, em grande parte, lhe ser fiel, inova ao tornar a personagem masculina do Scrooge numa mulher. Elizabeth Scrooge é uma jovem mulher, elegante, mas muito fria, calculista, egoísta, avarenta e resingona.
Através das ilustrações, Munuera consegue dar uma nova vida à narrativa, mantendo o espírito original do conto, mas trazendo a sua própria assinatura artística. O estilo gráfico é encantador, com detalhes que capturam perfeitamente o clima sombrio e, ao mesmo tempo, acolhedor da história. As sombras e os contrastes usados nas imagens ajudam a criar uma atmosfera que nos transporta diretamente para o mundo de Ebenezer Scrooge e para as suas visitas sobrenaturais.Ao misturar o tema natalício com o sobrenatural dos fantasmas, Munuera traz à tona a reflexão sobre a importância da generosidade, da compaixão e da transformação pessoal. A moral da história, que é universal e atemporal, permanece intacta, e o leitor é levado a questionar seus próprios valores e atitudes, especialmente em relação ao próximo e ao espírito de Natal.
Aconselho vivamente!
divulgação - leituras
divulgação de livros
motivação para a leitura
novela gráfica
opinião
sugestões de leitura
0 Comentarios