Mora, Oge (2023). Obrigado, Avó Omu!. Lisboa: Fábula.
Tradução: Susana Cardoso Ferreira
N.º de páginas: 40
Início e fim da leitura: 12/06/2025
**SINOPSE**
"Um belo livro ilustrado, de uma autora multipremiada, que celebra a bondade, a generosidade, a gratidão e o espírito comunitário.
Toda a vizinhança quer provar o guisado da avó! Atraídos pelo delicioso cheirinho, os vizinhos vão bater à sua porta, um a um, e a avó partilha com cada um deles o seu jantar. Será que tanta generosidade deixará a avó de barriga vazia?
A autora multipremiada de Sábado dá vida a uma história comovente sobre o espírito de partilha e a vida em comunidade, criando colagens tão ricas quanto o guisado da avó e temperadas com uma pitada extra de amor."
Adorei este livro. É uma verdadeira celebração dos gestos simples que aquecem o coração e aproximam as pessoas. Este é um daqueles livros que, com delicadeza e ternura, nos recorda que o amor e a partilha estão nas pequenas coisas do dia-a-dia — um prato de comida, um sorriso, um agradecimento.
A história acompanha a Avó Omu, uma figura carismática e generosa, cuja deliciosa sopa atrai toda a vizinhança. Mas o que realmente enche a casa — e o coração — não é apenas o aroma saboroso, mas o espírito de comunidade e de generosidade que se vai construindo ao longo do dia. É impossível não nos sentirmos tocados pela forma como Oge Mora, tanto através do texto como das belíssimas ilustrações em colagem, transmite a importância de dar sem esperar nada em troca — e como, no final, esse amor regressa em dobro.
Num mundo onde tantas vezes se valoriza o individualismo, este livro é um hino à partilha, ao cuidado com o outro e à força dos laços comunitários. É também uma belíssima homenagem às avós e à sabedoria que tantas vezes carregam — a de saber que, partilhando o que temos, criamos algo muito maior do que nós próprios.
divulgação - leituras
divulgação de livros
livro infantil
motivação para a leitura
opinião
sugestões de leitura
0 Comentarios