Branco, Camilo Castelo. Amor de Perdição. Porto: Porto Editora, 2016.
Nº de páginas: 208
Início da leitura: 29/12/2022
Fim da leitura: 30/12/2022
**SINOPSE**
"Obra incontornável do movimento romântico português, Amor de Perdição leva-nos a conhecer uma das mais apaixonantes histórias de amor de todos os tempos. Simão e Teresa (qual Romeu e Julieta) pertencem a famílias inimigas, mas a paixão que os une fá-los acreditar que tudo é possível. Poderá este amor vencer todos os obstáculos ou será o caminho para a sua perdição?"
Mais uma releitura. Já perdi a conta das releituras deste livro. Sempre que o leciono, gosto de o revisitar. Cada vez que o releio, constato que este género de literatura não é a que mais me seduz. Apesar da escrita literária de Camilo Castelo Branco, a história em si nunca me seduziu verdadeiramente. Teresa é, a cada vez que releio este livro, uma desilusão (mas compreende-se que não tenha lutado verdadeiramente pelo seu amor, por ser muito nova e imatura e a sociedade da época muito rígida...). Já Mariana convence-me mais, pois tudo faz e a tudo renuncia por Simão. Ela, sim, vive verdadeiras provações.
De salientar que o facto de ter sido escrito na prisão, de se assemelhar muito à história de vida do autor e de se basear na história de um tio, conferem a esta obra uma veracidade única. Uma obra do romantismo português, com laivos de um realismo muito natural e próprio do autor.
Quem ainda não leu, vai sempre a tempo de o fazer!
0 Comentarios