A Livraria dos Pequenos Milagres, Mónica Gutiérrez

Gutiérrez, Mónica (2024). A Livraria dos Pequenos Milagres. Barcarena: Editorial Presença.


Tradução: Ana Rita Sintra
Nº de páginas: 200
Início da leitura: 03/02/2024
Fim da leitura: 05/02/2024

**SINOPSE**

"Agnes Martí é uma jovem arqueóloga de Barcelona que decide mudar-se para Londres em busca de uma oportunidade de trabalho. Depois de várias semanas sem êxito, uma chuva repentina surpreende-a enquanto dá um passeio e decide abrigar-se na livraria Moonlight Books. Por coincidência, o seu proprietário, Edward Livingstone, está à procura de uma assistente e oferece-lhe o cargo.

A jovem aceita e, aos poucos, vai descobrindo o encanto daquela pequena livraria. Até que, um dia, um dos seus livros mais preciosos e antigos desaparece. É então que o inspetor da polícia John Lockewood entra em cena para se encarregar da investigação e revolucionar a tranquila vida de Agnes.

Uma história para todos os que já sentiram que a literatura os salvou."
Este é um livro de que me custa falar, daqueles livros "fofinhos" que nos transportam para as livrarias (esta, em Londres), lugares de que gosto particularmente e que nos apresenta personagens também elas "agradáveis". Gostei particularmente do rezingão mas astuto livreiro. Já Agnes... não tanto. 
Vamos por partes, o livro é bem escrito, tem um nível de língua até bastante cuidado, o que se coaduna com a livraria e as personagens em causa, especialmente o livreiro. Gostei também da criança prodígio (cuja mãe era detestável), que fazia da livraria o seu ATL. E gostei da Agnes que lia as histórias à criança e  que, com o passar do tempo, se deixa encantar pela livraria.
E, apesar das referências literárias, que são sempre bem-vindas, a partir do momento em que começa o romance de Agnes com o inspetor Lockwood, torna-se demasiado previsível e até um pouco aborrecido. 
Ainda assim, para quem gosta desta temática conjugada com romance, este é um bom livro para entreter durante umas horas.

0 Comentarios